Escola de Afonso Claudio conscientiza alunos sobre desperdício de água

Secretaria de Estado da Educação do ES

05.07.2019

Com intuito de alertar os estudantes sobre a responsabilidade na utilização dos recursos hídricos, a Escola Elvira Barros, localizada no município de Afonso Cláudio, vem trabalhando com seus alunos a conscientização a respeito do desperdício de água. Durante a última semana, com apoio de funcionários da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), a unidade mobilizou todas as turmas e proporcionou aos alunos várias atividades sobre o tema.

Com as séries iniciais foi desenvolvido um circuito de palestras lúdicas, teatro, fantoches, jogos, brincadeiras, bem como maquetes interativas. Essas atividades mostraram como é possível, com pequenas ações, reduzir o desperdício. 

Aos estudantes das séries mais avançadas foi possibilitado, além das atividades no âmbito escolar, uma excursão à sede da estatal na cidade, onde os alunos puderam conhecer e entender todas as etapas do processo de tratamento da água.

Segundo a pedagoga Andrea Klug, as atividades são muito importantes para que as novas gerações entendam que este recurso é finito e devemos preservá-lo. “Os estudantes ficaram encantados e surpresos com as maquetes animadas, que demostravam o quanto de água se gasta ao tomar um banho, dar descarga ou mesmo escovar os dentes”, disse.

Texto: Cícero Giuri