Escola de Alagoas vira referência no combate à evasão escolar

Boas Práticas

07.06.2019

Texto de Manuella Nobre

A Escola Estadual Ângelo de Abreu, localizada no município de Olho D’Água da Flores, Sertão alagoano, será uma das sete escolas brasileiras selecionadas pela Elos Educacional, parceira da Fundação Lemann, para compor um livro digital (e-book) sobre boas práticas de gestão.

O plano de ação “Redução do abandono escolar no Ensino Médio” da Ângelo de Abreu foi elaborado a partir do curso de gestão de aprendizagem para diretores escolares ofertado por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Elos/Lemann. A experiência sertaneja foi uma das mais votadas no site da Elos Educacional e vai compor coletânea que terá como foco os desafios cotidianos de muitas escolas públicas do país.

Outra escola da rede estadual alagoana também participou da votação: a Escola Estadual Egídio Barbosa, de Palmeira dos Índios, que apresentou projeto de incentivo à leitura.

Na prática – De acordo com as gestoras adjuntas Maria das Graças Wanderley de Oliveira e Maria José Gomes dos Santos, a partir das ações, escola saiu de um percentual de abandono escolar de 14,83%, em 2017, para 7,57% no ano seguinte.

“Desenvolvemos diversas ações exitosas como: acompanhamento contínuo a frequência do aluno; contato frequente com familiares dos estudantes faltosos; elaboração do projeto aluno colaborador, que vai à casa do estudante faltoso para resgatá-lo e o projeto comércio escolar, uma parceria de sucesso, que vem inserindo muitos estudantes no mercado de trabalho e contribuindo para a permanência dele na escola”, explica Maria José.

“Alcançamos parcialmente nossa meta, visto que houve uma significativa diminuição do número de estudantes evadidos. Por isto, a importância de se compartilhar este plano, que continua em ação e rendendo bons frutos”, comemora Maria das Graças. Além das duas Marias, a unidade tem como diretor-geral o professor Paulo André Araújo.

Resultado – As gestoras receberam com alegria a notícia de que representariam Alagoas na compilação da Elos Educacional. “Foi uma alegria enorme ter o nosso Plano como um dos mais bem votados e representar Alagoas neste livro. Além disso, temos a chance de compartilhar nossa experiência com outras escolas que enfrentam o mesmo problema. Garantir a permanência dos alunos na escola é uma condição necessária para que eles aprendam, desenvolvam-se e realizem os seus projetos de vida”, declara Maria José.

Para Maria das Graças, o reconhecimento fortalece a missão da instituição de ensino. “Estamos felizes, mas também nos sentimos com ainda mais responsabilidade para fazer com que o plano continue, renda bons frutos e que possamos alcançar nosso objetivo de reduzir ainda mais a evasão”, frisa a educadora.

A gerente da 6ª Gerência Regional de Educação (Gere), Marta Tavares, parabeniza gestores, coordenadores, alunos e toda a comunidade da Ângelo Abreu pelas práticas e pela conquista. “A evasão escolar tem sido um dos desafios para quem trabalha com o Ensino Médio e este projeto merece ser copiado por outras escolas. Ter o plano da Escola Ângelo de Abreu selecionado para este e-book, é, para nós, motivo de grande alegria. Parabenizo aos órgãos do estado também, por oportunizarem para que nós, escolas da rede pública, possamos mostrar os nossos trabalhos e promover aquilo que nossos alunos mais gostam, que é a oportunidade de mostrar como eles podem ser protagonistas, como podem apresentar as suas potencialidades no desenvolvimento de trabalhos que estão sendo cada vez mais reconhecidos”, ressalta a gerente.

Compilação – Além da Ângelo de Abreu, foram selecionados para o ebook da Elos Educacional as seguintes instituições: C.E. Silvio Romero (Lagarto-SE); EMEF Manoel Francisco da Motta (Campina Grande – PB); E.M Maria A. de Andrade (Ponta Grossa – PR); CETI Padre Joaquim Nonato Gomes (Teresina - PI); EPG Siqueira Bueno (Guarulhos – SP); E.E Antônio de Azevedo –(Jardim do Seridó - RN).