Escola de Aparecida do Rio Negro cria projeto para ampliar prática de redação

Tocantins

03.04.2024

Um projeto que está sendo desenvolvido na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, em Aparecida do Rio Negro, está fazendo sucesso. Com o nome criativo, “Cuca no lance e lápis na mão”, a ação visa despertar nos estudantes as habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos.     

O projeto foi idealizado pela professora Jhoice Paulina de Oliveira, que leciona Língua Portuguesa e Trilhas de Aprofundamento. Ela explicou que primeiro ajuda os estudantes a desenvolverem uma consciência crítica sobre diversos temas atuais. 

A estudante Maria Fernanda Vapor, 13 anos, que alcançou o 1º lugar no concurso de redação em 2022, na modalidade ensino fundamental, comentou sobre a importância da ação. “Com a ajuda do concurso, nós conseguimos nos preparar mais, principalmente, para as avaliações externas”, contou.

Sofia Guedes, estudante de 13 anos, que conquistou o 1º lugar no concurso de redação em 2023, nível fundamental, também comentou sobre o “Cuca no lance e lápis na mão”.  “Eu gostei muito de participar do projeto, porque nos incentiva a fazer mais redações, e das palestras, porque nos prepara para as avaliações fora da escola”, comentou.

A diretora Glaucia Gomes dos Santos destacou o valor dessa atividade para a promoção da qualidade do ensino e da aprendizagem. “A escola vem desenvolvendo esse projeto há dois anos e tem atingido o objetivo principal que é o de melhorar a escrita e a leitura dos estudantes do ensino fundamental e médio. Enquanto gestora, fico feliz com o alcance que o projeto tomou e estamos em busca de parcerias para melhorar a premiação. Incentivamos os estudantes a participarem de todas as suas etapas”, esclareceu a gestora.

Como funciona

Em março, o tema escolhido foi a violência contra a mulher. “E para escrever sobre esse assunto, os estudantes pesquisam, participam de palestras, de mesas-redondas, assistem a videoaulas e, depois, eles escrevem as redações que têm os mesmos padrões dos textos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares”, frisou.

O próximo tema será bullying e será trabalhado de forma interdisciplinar. A professora Jhoice explicou que toda a escola se envolve com o projeto, e o mesmo tema poderá ser trabalhado por vários professores.

Dentro do “Cuca no lance e lápis na mão”, uma das ações é o concurso de redação. Dos textos escritos, a escola seleciona os melhores, que concorrem a prêmios simbólicos, como forma de valorizar a prática da escrita e motivar os estudantes a ampliarem o conhecimento. 

Outra ação é promover encontros com profissionais que estudaram na escola, estes são convidados para apresentar os caminhos que levaram até chegar ao sucesso profissional. “Acreditamos que, dessa forma, os nossos estudantes vão sentir mais motivados para elaborarem e revisarem os seus projetos de vida”, afirmou a professora Jhoice.

 

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins