Escola de Araguaína promoveu reflexões sobe o racismo na Semana da Consciência Negra

Tocantins

17.11.2021

Aproveitar a Semana da Consciência Negra para trabalhar na sala de aula temas como racismo, injúria racial e valorização da diversidade de raças na construção de uma sociedade é o que está fazendo a equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. A data de 20 de novembro, que celebra o Dia da Consciência Negra, lembra a luta dos negros no Brasil.

A equipe da Escola Estadual Jardenir Jorge Frederico desenvolveu um projeto de arte e cultura negra com o objetivo de estudar temas como: resgate da herança africana, cidadania, valores humanos e apropriação da arte como elemento de expressão cultural, racismo e preconceitos.

Os estudantes participaram de estudos e produção de artes diversas, como criação de painéis e produção de apresentações artísticas. Lá, a culminância das ações foi realizada nesta quarta-feira, 17, com todos os estudantes. E contou com uma palestra proferida pela professora Telma Barbosa, sobre Consciência Negra: combatendo o racismo dentro do ambiente escolar e apresentações de dança, peças teatrais, poesias e músicas. A escola também promoveu uma sessão de cinema no auditório escolar, com a exibição do filme Homens de Honra.

“Não precisamos de um dia para refletir a consciência negra, precisamos, sim, ter consciência humana nos 365 dias do ano. Só assim, teremos uma sociedade mais justa, humana e igualitária. Com esse trabalho realizado na escola, esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo”, frisou a gestora Paula Zerbini.