Escola de Caseara realiza atividades para reduzir o descarte irregular de sacolas plásticas

Tocantins

05.11.2021

Estudantes do Colégio Estadual Trajano de Almeida, localizado em Caseara, na região do Jalapão do Tocantins, estão desenvolvendo o projeto Caseara sem sacolas plásticas, que consta na realização de campanhas de conscientização sobre a necessidade de ampliar os cuidados com o meio ambiente.

O projeto teve a sua primeira versão em 2019. Neste ano, os alunos iniciaram o trabalho com pesquisas e estudos, em seguida, produziram vídeos e divulgaram suas produções nas redes sociais. Os estudantes fotografaram situações irregulares de descarte de lixo que estavam acontecendo em terrenos baldios e nas margens dos rios e lagos e apresentaram possíveis soluções.

De acordo com a professora Joana Darc Góis, da área de Ciências Humanas, o projeto envolve alunos das 2ª séries do ensino médio. “Acredito que essa ação é relevante para a comunidade e será responsável por deixar a cidade mais limpa, evitando a poluição das ruas e dos rios, como também promover a prevenção de casos da dengue”, frisou a professora Joana Darc.

Ana Laura Fonseca foi uma das alunas que participou do projeto. “Eu aprendi muito com a realização dessas ações, irei conscientizar os meus familiares e amigos sobre a reutilização das sacolas plásticas”, esclareceu.

A aluna Suiane Pereira Belém também falou sobre o projeto. “Aprendemos a não jogar as sacolas de forma incorreta e a ter mais cuidado com o lixo que produzimos”, frisou.

A diretora da unidade Mariniuza Cortez Machado destacou o envolvimento dos estudantes na realização das etapas do projeto. “O Caseara sem sacolas plásticas representa um novo olhar dos alunos para com a cidade. Eles aprenderam a fazer o descarte correto das sacolas e ficaram sabendo o quanto uma sacola interfere de forma negativa no meio ambiente. É um projeto que promove a consciência ecológica dos estudantes e seus familiares”, explicou.

Para realizar o projeto, a escola contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins