Escola de Colatina incentiva escrita por meio do resgate do envio de cartas

Secretaria de Estado da Educação do ES

24.06.2019

Com o uso das novas tecnologias, o hábito de enviar cartas praticamente deixou de existir. E aquele profissional portador das “boas notícias”, hoje, ainda continua com suas atribuições. Mas acabou se tornando mais difícil vê-lo pelas ruas afora. Pensando nisso, alunos da Escola Professora Carolina Pichler, em Colatina, fizeram uma homenagem aos funcionários dos Correios durante atividades do Projeto “Resgatando a escrita do Passado: Gênero Carta”, desenvolvido dentro da disciplina de Língua Portuguesa.

Aliado à homenagem estava o desenvolvimento das habilidades na leitura e escrita. O grupo do 9º Ano do Ensino Fundamental escreveu cartas a partir da explanação feita pelo professor Marcos Antônio Borges da Silva, sobre diversos modelos de cartas escritas em épocas diferentes. Além disso, as orientações também foram quanto à estrutura do gênero, sua função e da necessidade do resgate da comunicação escrita de maneira mais íntima e sensível ao destinatário.

De acordo com Marcos Antônio, a atividade também visou “mostrar a importância de minimizar as fragilidades da escrita decorrentes da distância existentes entre a praticidade na escrita que as redes sociais oferecem.  A carta também trabalha a sensibilidade transmitida pela escrita, a emoção no envio pelos Correios, bem como a do destinatário ao recebê-la”, disse.

Texto: Geiza Ardiçon