Escola de Lagoa Bonita do Sul é a primeira do Rio Grande do Sul a contar com painéis de energia fotovoltaica

Rio Grande do Sul

12.08.2016

A Escola Estadual de Ensino Médio José Luchese, em Lagoa Bonita do Sul, é a primeira do Rio Grande do Sul a ser beneficiada com uma obra de energia fotovoltaica. A iniciativa foi viabilizada por meio do Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor, com adesão da empresa JTI - Indústria Fumageira. O ato que marcou a entrega dos painéis ocorreu nesta sexta-feira (12) e contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário de Educação Luís Alcoba e do coordenador regional de Educação, Luís Ricardo Pinho de Moura.

"É um exemplo que deve ser seguido", ressaltou Sartori, destacando que a mobilização e o engajamento de pais, alunos e professores é essencial para a qualificação do ensino. "É uma grande semente que estamos plantando para germinar na vida das escolas", assinalou.

O estabelecimento tem 259 alunos matriculados, sendo 177 do ensino fundamental e 82 do ensino médio. Com a geração de energia alternativa, a estimativa é que haja uma economia de 80%. Em contrapartida, o governo do Estado vai adotar uma oficina do Programa Arise, que busca erradicar o trabalho infantil na região, conhecida pelo cultivo do tabaco. De acordo com o secretário da Educação, Luís Alcoba, a adesão ao programa trará benefícios futuros aos empreendedores, que terão mão de obra qualificada em suas comunidades.

A diretora da Escola José Luchese, Maria Mafalda Pippi, disse que é preciso estimular as parcerias com empreendedores. "Estamos rodeados de pessoas que fazem a diferença", completou. O vice-presidente da JTI, Eduardo Renner, afirmou que a união de esforços pode mudar a vida das pessoas. "Queremos contribuir para que a escola seja a melhor", falou.

O evento teve a presença da secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, e do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, além de lideranças da região.

ESCOLA MELHOR: SOCIEDADE MELHOR 
O Programa Escola Melhor: Sociedade Melhor possibilita que pessoas físicas e jurídicas contribuam para escolas da rede estadual, com a doação de equipamentos e serviços. Atualmente, 302 instituições de ensino já aderiram à iniciativa, visando melhorar a qualidade de suas estruturas físicas. 

OUTRAS MELHORIAS 
Pela Consulta Popular 2015/2016, a escola também recebeu R$ 31.128,75 para aquisição de mobiliários e equipamentos. A direção já foi orientada sobre como efetuar os procedimentos para as aquisições. Além disso, o piso da quadra de esportes recebeu reformas recentemente.


Texto: Eliane Iensen 
Foto: Karine Viana, Palácio Piratini