Escola de Matriz de Camaragibe é celeiro de talentos do vôlei no Estado

Esporte

27.02.2016

Localizada em Matriz de Camaragibe, a Escola Estadual Maria Antônia, será uma das 13 unidades da rede estadual a adotar o sistema de ensino médio integral a partir deste ano. A nova modalidade de ensino já torna a unidade uma referência no litoral norte e se soma a outro fato que  a faz  famosa em Alagoas: a de possuir as melhores equipes de voleibol da rede pública, fato comprovado na última edição dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), quando conquistou o bronze no masculino e a prata no feminino, ambas na modalidade juvenil.

Nos últimos cinco anos, a escola se manteve entre as melhores colocadas no Jeal no voleibol. Na edição 2015, disputaram partidas equilibradas com as melhores equipes do estado, a exemplo do Colégio Intensivo, ouro no feminino no Jeal e do Colégio Monsenhor Luiz Barbosa, que trouxe bronze para Alagoas na edição 2015 dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Londrina. O talento dos meninos inclusive já chamou a atenção de clubes da capital e da seleção alagoana. 

O responsável pela descoberta destes talentos é o diretor adjunto Ailton Nascimento, ele próprio ex-jogador da seleção alagoana entre o final da década de setenta e início dos anos oitenta. “Treinamos de terça a sexta com as equipes e, muitas vezes, a minha própria casa também funciona como local de treino. Os meninos e meninas ainda me ajudam na identificação de novos talentos do esporte aqui na região”, conta o professor.

Benefícios do esporte - Para os garotos, Ailton não é só um professor, mas também um amigo. Além do esporte, ele acompanha o desempenho dos jovens em sala de aula e cobra boas notas. 

“Por meio do vôlei, tornei-me uma pessoa mais focada e passei a evitar mais os vícios de linguagem”, revela a levantadora Mariana Mendonça. 

Marlon José Melo, integrante da equipe masculina, diz que o esporte trouxe benefícios para o seu desempenho em sala de aula e para a sua saúde. “Antes do vôlei, sofria com asma e, graças ao esporte, as crises diminuíram. Também me tornei mais disciplinado”, diz o garoto.

Quadra - Com a reforma da unidade para a implantação do ensino integral, um antigosonho dos atletas e de toda a comunidade escolar se tornará realidade: a reforma da quadra de esportes da unidade, que estava há quase quatro anos fora de uso. 

A reforma da quadra está em fase de conclusão e as aulas do novo ano letivo começam já na próxima semana.