Escola de Miranorte entrega medalhas e certificado para estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

Tocantins

30.05.2023

Joselia de Lima/Governo do Tocantins

 

A estudante Luana Bonifácio Lucena, 18 anos, que concluiu os estudos da educação básica no Centro de Ensino Médio Ruy Brasil Cavalcante, localizado em Miranorte, recebeu a sua medalha de bronze, pelo seu desempenho nas provas da 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Outros alunos receberam o certificado de Menção Honrosa, entre eles, Frank Wisley Silva, 17 anos, que estuda na 2ª série do ensino médio. 

A solenidade foi realizada na escola, como forma de incentivar outros estudantes a participarem mais das olimpíadas escolares.

Atualmente, Luana cursa licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Campus de Palmas. “Quando recebi a notícia que fui medalhista, eu estava em dúvida em optar pelos cursos de Direito, Nutrição ou Matemática. Mas ao perceber que o pouco que sei de Matemática me fez ser premiada em uma olimpíada tão importante como a OBMEP, decidi me aprofundar na matéria que sou apaixonada”, contou a estudante.

Receber a medalha numa solenidade na escola representou para Luana, um momento de especial. “Foi gratificante, porque sinto que represento o resultado do esforço de toda a equipe do CEM Ruy Brasil Cavalcante. Lá tem professores maravilhosos. Estou feliz por ser medalhista e torço para que os estudantes tenham bom desempenho nas provas da OBMEP deste ano”, frisou Luana. 

A professora de Matemática, Joan Cleia Dutra Caponi Santos, que orienta os estudantes sobre as olimpíadas comentou sobre a importância da realização da solenidade na escola. “É importante esse reconhecimento, pois o aluno se sente valorizado pela sua conquista, seu esforço, além do mais, há um incentivo maior para os demais fazerem uma boa prova e quem sabe alcançarem medalhas. A nossa escola está mais animada e dedicada para nova edição da OBMEP”, explicou a professora.

O diretor da escola Sebastião Ferreira de Castro Junior também falou sobre o momento. “As olimpíadas de Matemática são de extrema importância no que diz respeito ao incentivo para o estudo da disciplina. E o momento da premiação é o ápice do resultado alcançado”, afirmou o gestor.

Solenidade 

A solenidade contou com a presença do professor Paulo Cleber, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é um dos coordenadores regionais da OBMEP no Tocantins, região TOO3.