Escola de Nova Venécia cria projeto “Leitura Circulante”

Espirito Santo

10.03.2015

O hábito da leitura é importante em qualquer idade, pois quem lê amplia o horizonte do conhecimento. E pensando em uma melhor forma de promover nos alunos o gosto pela leitura a Escola Estadual José Zamprogno, localizada em Nova Venécia, realiza o projeto “Leitura Circulante”. 

Quando os professores perceberam que as crianças tinham dificuldade em interpretar textos, expressar ideias e poucas tinham o hábito de ler ou frequentar a biblioteca, foi necessário agir para mudar a situação. Os professores, a pedagoga e a bibliotecária, juntos, desenvolveram o projeto, que busca ampliar a frequência dos alunos à biblioteca em busca de conhecimentos, pesquisas e o gosto pelo mundo literário.

“A ferramenta principal do projeto é biblioteca. Os estudiosos da área educacional confirmam que para formar um aluno leitor, curioso, que se expresse bem, com capacidade de interpretar e pensar, todas as disciplinas devem estar alinhadas com a necessidade dos livros. Sendo assim, transformamos a biblioteca no espaço mais fascinante da escola, sendo acolhedora, organizada e limpa”, explica a pedagoga Maria da Penha Rodrigues de Souza.

O “Leitura Circulante” promove visitas das crianças à biblioteca, onde cada uma pode escolher um livro, levar para casa e devolver após uma semana. Com isso, os pais também são envolvidos no projeto, pois são eles que em casa ajudam a criança a ler e interpretar as histórias. Para completar, um dia na semana acontece a hora do conto, e as crianças podem desenvolver o interesse em explorar o mundo mágico dos livros.

“Esse é o segundo ano do projeto. É só o inicio. As crianças que participaram no ano passado já mostraram melhoras na leitura e houve o aumento na procura por livros na biblioteca. O resultado é positivo. Além da leitura, são promovidas peças teatrais com histórias encenadas pela bibliotecária. O envolvimento dos alunos no projeto está sendo muito bom”, destaca a pedagoga.