Escola de Paranã utilizou a Copa do Mundo como tema do Sarau Literário

Tocantins

29.11.2022

A equipe do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, de Paranã, aproveitou a Copa do Mundo para ser tema do Sarau Literário, evento que a instituição de ensino realiza todos os anos. Desta vez, o tema foi Um Pit Stop Literário no mundo da copa e o objetivo foi promover momentos de produção de textos e de estudos sobre os estilos de linguagens. 

O Sarau foi organizado pelos professores Juliana Bastos, Rosiane Miranda, Bruno de Oliveira, Ana de Araújo, Clerdinice Chavez e Wander Souza, responsáveis pela elaboração dos figurinos e cenários. Eles criaram um ambiente que lembra informações sobre os países que sediaram a copa, com foco nos estudos sobre a cultura e os saberes que os jogos transmitem. 

O aluno Nicolas Moura, 16 anos, pesquisou sobre as copas e expressa suas aprendizagens. “Aprendemos sobre curiosidades que cada evento nos transmite. Percebemos o quanto a copa se renovou no decorrer dos anos. O sarau é importante para a nossa educação, pois, explora a Língua Portuguesa de forma mágica que não conseguimos alcançar durante as aulas teóricas”, contou Nicolas.

A estudante Raiane Arcanjo, 17 anos, destacou o evento como espaço para os colegas mostrarem seus talentos. “O sarau é um evento riquíssimo, no qual trabalhamos os diversos contextos literários e também foi uma oportunidade dos estudantes apresentarem seus talentos no canto, na arte e na dança. O sarau representou arte, vida e um incrível aprendizado”, frisou Raiane. 

Participaram do evento, todos os 364 estudantes do ensino médio, que estudaram textos dos poetas Célio Pedreira, de Ariano Suassuna, Machado de Assis, Manoel de Barros. 

“Em cada leitura realizada, os alunos demonstravam uma curiosidade singular em desvendar toda a conotação presente nas linhas escritas por esses mestres da literatura. Era um deleite cheio de sugestões que ganhava vida através de suas reais vivências. Os professores ao incitarem essa criticidade, criam mecanismos de promoção do protagonismo de seus alunos”, destacou a professora Juliana Bastos, coordenadora da área de linguagens. 

“Durante o projeto, os alunos desenvolvem habilidades e competências importantes para sua aprendizagem. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades aconteceu de modo lúdico e autônomo por meio da leitura, ou seja, é uma metodologia ativa de ensino perfeita para engajar os alunos. Desta forma, acredito que é preciso abrir horizontes através dos projetos literários nas escolas. Iniciativa como essa representa o caminho mais favorável para estimular o hábito de leitura dentro e fora de sala de aula”, explicou Michele Cristina Tomaz, assessora de Currículo de Linguagens da Diretoria Regional de Educação de Arraias.

O sarau foi realizado no dia 30 de novembro, e toda a sistematização do trabalho em sala de aula aconteceu por dois meses, e nesse período, os estudantes tiveram uma rotina de leituras, análises, produções de cordéis, jograis e releitura de peças literárias. 

Joselia de Lima/Governo do Estado

Revisão Textual: Karleane Ferreira/Governo do Estado