Com prova online e outras ações, escola de SP evita o desperdício de papel e estimula a conscientização ambiental

Tecnologia

28.08.2015

Cada vez mais as pessoas buscam se conscientizar sobre a importância de agir em prol ao Meio Ambiente. Pequenas atitudes se tornam indispensáveis para a conquista desse objetivo. Foi pensando desta forma, que a diretoria da E.E. Nestor de Camargo, localizada em Barueri, criou diversas ações na unidade escolar que contribuem para a melhoria do meio ambiente e, consequentemente, na execução dos trabalhos dos professores e desenvolvimento escolar dos alunos.

"A ideia de reduzir o número de papel e impressão na escola ocorreu pela tarefa de frequência dos alunos. O controle era feito em papel e realizávamos  a impressão desses documentos toda a semana. Com isso, decidimos passar para o online e o acompanhamento é feito em tempo real", explica Nadir Campelo, diretora da unidade escolar.

Outras tarefas foram transferidas para o mundo virtual, como avaliações e trabalhos escolares. "As eleições para a escolha dos Grêmios Estudantis, Clubes Juvenis e disciplinas eletivas  também foram transferidas para o mundo virtual", completa.

Os alunos se adaptaram ao novo formato e já entendem a importância desse processo de conscientização ambiental e a contribuição para a natureza."Eu não tenho mais costume de imprimir nenhum material, pois eu faço praticamente tudo virtualmente. A partir do momento que deixamos de utilizar as folhas de papel, o  benefício gerado para a natureza é muito grande", fala o aluno Gustavo Gomes.

O professor de matemática Henrique Martins destaca os benefícios da avaliação online. "Utilizamos cerca de três a quatro páginas para a realização de um provão.  Multiplicando pela quantidade de alunos, chegamos a 1.600 páginas. Se for multiplicar pelo número de escolas estudais, passaríamos de toneladas de folhas sulfites. Com a transferência para o mundo virtual teríamos uma diferença ecológica e financeira muito grande", explica.

Com todo esse trabalho de conscientização de alunos e funcionários, Nadir Campelo tem planos para o futuro. "Hoje não sabemos realizar mais nada sem a utilização do formulário online e queremos passar tudo para o virtual facilitando a nossa rotina e a diminuição da impressão", finaliza.