Escola de Tempo Integral promove ações no Dia Mundial da Alimentação

ES

16.10.2019

No Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta quarta-feira (16), o Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Senador Dirceu Cardoso, em Muqui, está realizando ações de conscientização da importância de uma rotina saudável.

A primeira ação aconteceu logo cedo, no acolhimento aos estudantes, quando foram distribuídas saladas de frutas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foi realizada a avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), com a pesagem e medição da altura dos alunos.

A coordenadora Administrativa/ Financeiro (CAF) do Centro, Poliana da Silva Botelho, responsável pela ação, disse que os alunos que forem identificados com sobrepeso serão encaminhados para um nutricionista. “A ação terá continuidade com os que apresentarem o sobrepeso, para que o cuidado com a saúde seja iniciado”, contou.

Duas dentistas participam da ação. Uma está avaliando os dentes dos alunos enquanto a outra dá dicas de escovação. Poliana da Silva Botelho, que é responsável pela coordenação da alimentação escolar, contou ainda que a programação segue até a próxima sexta-feira (18).

“Amanhã [quinta-feira] promoveremos um jogo de perguntas e respostas, que será realizado nos chromebooks, com o tema ‘alimentação’. Na sexta-feira, teremos atividades físicas, com aulas de zumba”, disse.

“Ter uma alimentação saudável e cuidados com o corpo são temas que precisam ser discutidos. É importante que os alunos ouçam isso de profissionais da saúde e entendam que aqui na escola oferecemos uma alimentação saudável e que eles precisam levar essa rotina fora da daqui”, explicou.

Alimentação Escolar

A Subgerência de Apoio ao Estudante, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), conta com uma equipe de nutricionistas que elabora os cardápios da Rede Estadual seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), oferecendo alimentação equilibrada e variada, de modo a suprir as necessidades nutricionais durante a permanência na escola.

“Temos esse cuidado junto às empresas terceirizadas, além de conscientizar os alunos através de ações de Educação Alimentar e Nutricional, para que eles saibam por que utilizamos mais produtos naturais e menos industrializados nos cardápios. Além disso, parte dos alimentos consumidos pelos alunos vem dos produtores do nosso Estado através da compra da Agricultura Familiar”, afirmou a nutricionista da Sedu, Suelen Natali Siqueira.


Confira os 10 passos para uma alimentação saudável: CLIQUE AQUI.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br