Escola do Interior do Piauí é destaque em projetos e aprovações no Enem

Escola destaque

27.06.2019

No Piauí, várias escolas vêm conseguindo notoriedade a partir do trabalho desenvolvido por professores e gestores, e o esforço dos seus alunos, despontando como exemplos de superação e de qualidade de ensino. Especificamente na região de Oeiras, berço cultural do Estado, diversas escolas tem sido destaque a exemplo da Unidade Escolar São Sebastião, de Tanque do Piauí, a 5ª melhor escola pública do Piauí no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2018.

Tanque do Piauí, 206 km da capital, é um município novo, mas que ao longo dos anos vem colhendo os frutos de ter um quadro de professores que trabalham incessantemente para elevar a qualidade da educação e os índices externos. A educação do município já conseguiu excelentes resultados no Ensino Fundamental, com um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), alunos com medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), fazendo o município ser destaque a nível estadual e nacional em educação.

A pequena cidade começa a ser também referência no Ensino Médio. Há em Tanque uma única escola estadual que oferece essa modalidade de ensino, a Unidade Escolar São Sebastião, uma escola pequena no tamanho, mas grande nos resultados. É sediada em um prédio com mais de 40 anos de história, onde também já funcionaram a educação infantil do Projeto Polo Nordeste, na década de 80, e o antigo Ginásio. Desde o ano 2000 passou a oferecer apenas o Ensino Médio, através de resolução do Governo do Estado e do Conselho Estadual de Educação.

Segundo seu atual diretor, professor Fábio Medeiros, a escola vem sendo destaque na 8ª Gerencia Regional de Educação por apresentar sempre resultados satisfatórios nas atividades e levantamentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), como a Avaliação Global Integrada (AGI).

"No SAEPI, que avalia o rendimento e a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, a escola vem crescendo e se tornando uma boa referência. Em 2017, conseguimos uma nota de 302,4 em Matemática e 302,2 em Língua Portuguesa, já em 2018, essa média subiu para 318 em Língua Portuguesa e 314 em Matemática. Também em 2018, foi uma das escolas que se sobressaíram no programa Jovem de Futuro. Também já conquistamos o Prêmio Gestão Nota 10 e já tivemos a 4ª melhor média da redação do ENEM de todas as escolas do Estado do Piauí", revela o diretor.

A grande surpresa veio no Enem 2018, onde a escola conseguiu uma aprovação de mais de 90% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), fazendo com que toda a comunidade se orgulhasse do ensino oferecido pela São Sebastião.

Vários outros resultados vêm sendo alcançados pela escola, como conseguir ficar entre as dez melhores escolas no ENEM 2018, ocupando a 5ª colocação entre as escolas pública do Estado do Piauí, sendo a única da 8ª GRE entre as dez primeiras.

O diretor da escola enfatiza ainda que tudo isso só é possível por que todos entenderam o conceito de participação e transparência. "Todos trabalham com um único objetivo e todos os professores são vaidosos com os resultados, pois se preocupam com o que vai aparecer no final do processo, fazendo da flexibilização das ações da escola e das aulas uma constante, visando sempre o bem estar dos alunos e privilegiando a aprendizagem acima de tudo, mas também a força de vontade dos alunos e dos seus responsáveis que veem na escola uma referência para seus filhos e a possibilidade de um futuro brilhante, sabendo que saiu de uma das melhores escolas públicas do Estado do Piauí", completa.