Pernambuco
05.09.2025Um espaço de construção coletiva, criatividade e participação cidadã. O projeto Estudantes em Movimento é realizado em Pernambuco por meio de uma parceria entre a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Secretaria de Educação do Estado (SEE), a Procuradoria Geral do Estado e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). A iniciativa tem como objetivo promover a cidadania ativa, fortalecer a transparência e estimular práticas de auditoria cidadã nas escolas públicas. Em sua primeira edição no estado, o projeto impactou diretamente mais de 400 alunos da rede estadual, reunindo 10 escolas de diferentes regiões, do Sertão ao Recife.
O percurso formativo foi estruturado em cinco fases complementares. Na etapa inicial, estudantes e professores participaram de atividades de sensibilização e formação, abordando temas como ética, integridade e controle social. Em seguida, apresentaram propostas do Grito de Garra, onde os grupos apresentaram de forma criativa com músicas, encenações e slogans, a identidade de suas equipes, reforçando a união e o pertencimento.
Em seguida, os estudantes participaram de uma Auditoria Cívica. Durante o projeto, os próprios alunos avaliaram a realidade de suas escolas, identificando potencialidades e fragilidades. Essa etapa foi a de maior peso na pontuação e serviu de base para a definição dos desafios finais. A quarta fase resultou na elaboração de uma carta coletiva endereçada à SCGE, na qual os estudantes expressaram reflexões sobre cidadania, integridade e participação social. Finalmente, a última etapa culminou na escolha de um desafio prioritário, apresentado por cada equipe em formato de vídeo.
A campeã da etapa estadual foi a Escola Tomé Francisco da Silva, localizada no município de Quixaba, no Sertão do Pajeú. Agora, a instituição representará Pernambuco na etapa nacional do projeto, durante o Encontro Nacional do Conaci, em Goiânia (GO). A escolha da escola campeã foi realizada pelo Conselho Nacional de Controle Interno.
A estudante Maíla Sabrina do 3º ano, comentou sobre a atuação dos alunos no projeto. “Avaliamos a escola com olhar técnico, caminhando pelos corredores, observando os detalhes, preenchendo formulários, entrevistando pessoas e sistematizando informações. Com isso, entendemos na prática a essência do controle social, do conhecer para intervir, o sentido de ser agente de transformação. Com a experiência de auditar, questionar e propor soluções é possível compreender a máquina pública e exigir sua eficiência. É importante para o exercício da cidadania”, afirmou Maíla.
Para valorizar o empenho das escolas, a SCGE-PE idealizou a premiação estadual, realizada em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). Todos os alunos receberam medalhas de participação e foram certificados como “Auditores Mirins”.
A educadora de apoio, Maria Josineide, foi uma das professoras organizadoras do projeto na escola. “O prêmio para a gente foi muito emocionante. Essa auditoria foi proveitosa, porque fortaleceu a relação de pertencimento dos estudantes com a escola. Eles passaram a entender mais sobre a administração pública. Então, foi muito válido para a formação integral desses estudantes que se mobilizaram para resolver um problema que afetava a todos”, ressaltou a professora.
Ao incentivar o exercício da auditoria cidadã desde a juventude, o Estudantes em Movimento reforça o papel da escola como agente de transformação social e consolida uma cultura de participação que ultrapassa os muros escolares.