Escola Ermentina Leal premia campeões de Festival de Atletismo

Secretaria de Estado da Educação do ES

02.09.2019

Conhecido como esporte-base, o atletismo desenvolve habilidades naturais executadas pelo ser humano como arremessar, correr, lançar e saltar. No contexto escolar, o atletismo tem grande importância, pois as capacidades e habilidades trabalhadas frequentemente servem de base para outras modalidades desportivas.

Com o olhar voltado para essa temática que o pátio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ermentina Leal, de Aracruz, recebeu no período de 13 a 16 de agosto o 2° Festival de Atletismo. As medalhas aos campeões foram entregues na última terça-feira (27).

O Festival de Atletismo tem como objetivo estimular na criança e adolescente a iniciação e o interesse pela prática esportiva, bem como dar a oportunidade de um contato mais próximo com as modalidades que até então não eram comuns entre eles.

Foram realizadas provas de salto em distância, arremesso de peso, lançamento de dardo e corrida de 80 metros com a participação de 155 alunos no turno matutino e 188 no turno vespertino, incluindo alunos portadores de necessidades especiais.

Alunos dão show na arbitragem

Os alunos não participaram do festival somente nas disputas enquanto atletas, mas foram destaque também no auxílio e formação da equipe de arbitragem. De acordo com o professor de educação física José Carlos Ghidetti Júnior, “os alunos desempenharam com eficiência e seriedade essa atribuição confiada a eles, sendo minuciosos nas fiscalização, medição e preenchimento das súmulas de cada modalidade”.

O professor comemorou o sucesso do evento esportivo. “É a concretização de um sonho que venho tentando realizar há tempos, inserindo na escola modalidades que por muitas vezes quebram paradigmas de que o atleta precisa ter um corpo sarado”, declarou.

O aluno Andrei Santos da Silva, que estuda na turma do 8º ano, se destacou na competição pois, além de participar no lançamento de dardo, fez parte da arbitragem, demonstrando transparência e competência. “Tive um grande aprendizado sobre o atletismo, tanto na arbitragem quanto na competição em si. Consegui venci outros alunos atletas mais altos e mais fortes que eu, mas com o incentivo do meu professor Ghidetti e dos treinos em casa, superei os meus colegas”, disse Andrei.

Projeto de Monitoria

Também na última terça-feira (27), os alunos que participam do projeto “Monitoria Voluntária” receberam camisas em uma parceria da escola com uma empresa de construção. O projeto consiste em alunos auxiliarem colegas que apresentam dificuldades de aprendizagem na disciplina de matemática.

O projeto foi iniciado no mês de maio de 2019 e atualmente conta com cerca de 10 monitores. Um dos objetivos, segundo a equipe pedagógica, é aumentar para 20 o número de participantes para o ano que vem. Assim, além de ganhar as camisas, os alunos monitores irão receber premiações de acordo com o desempenho, no intuito de incentivar que continuem a participar do projeto.

Segundo o professor Leonardo Campos, o trabalho dos monitores tem feito diferença no desempenho de vários alunos que recebem a ajuda. “Os estudantes atendidos pelos monitores conseguem fazer as atividades e até acompanhar o ritmo da turma, superando as dificuldades”, afirmou Leonardo.

Texto: Soraia Camata