Evento aborda a temática das necessidades da juventude

Ceará

02.05.2022

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) promoveu, nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), mais uma edição do “Escola Espaço de Reflexão”. A iniciativa nasceu em 2017 com o propósito de mobilizar as unidades de ensino da rede estadual em torno do debate sobre a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Os direitos humanos, a diversidade e o respeito ao outro foram os principais motes para a discussão. Nesta oportunidade, o tema escolhido foi “Você tem fome de quê?” – As juventudes e suas necessidades em um mundo de transformações.

A programação do evento contou com atividades presenciais, em Fortaleza, e teve mesas de conversa transmitidas ao vivo pelo Youtube. A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional da Seduc, Jucineide Fernandes, lembra que a escolha temática considerou, principalmente, o contexto pós-pandemia.

“As relações precisam ser reconstruídas, as rotinas estabelecidas novamente, os contratos de convivência renovados. Não podemos deixar de levar em conta a diversidade de estudantes que temos em nossas escolas e buscamos fortalecer o compromisso com a educação equitativa e plural, que respeite os diferentes agentes, tanto estudantes, como professores, gestores e funcionários”, explica.

Além de duas mesas de debate, o evento contou com apresentações culturais e oficinas temáticas. Assuntos como identidade étnica, prevenção ao uso de drogas, saúde mental, mudanças sociais e comunicação para a convivência foram explorados, num total de 7 oficinas.

“Trouxemos todas essas discussões com o intuito de garantir que a escola realmente seja um espaço de reflexão e que forme alunos para a cidadania”, acrescenta Jucineide.