Escola Estadual Barão de Melgaço desenvolve ação que une educação e sustentabilidade

Mato Grosso

30.03.2022

Alunos do 7º e 8º ano da Escola Estadual Barão de Melgaço, localizada no bairro Bandeirantes, região central de Cuiabá, tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (24.03). As disciplinas regulares ministradas em sala de aula deram lugar a palestras sobre educação ambiental, como sustentabilidade e meio ambiente.

Os professores foram substituídos momentaneamente pelos representantes da concessionária de energia elétrica Energisa e do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), unidade do Poder Judiciário responsável pelo Projeto Verde Novo.

Os parceiros do projeto estão desde o início da semana realizando atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “Estivemos em alguns pontos de Cuiabá, fizemos o replantio de mudas nativas nas cabeceiras de rios, justamente visando à preservação desses locais. Hoje estamos fazendo campanha de educação ambiental dentro das escolas públicas em Cuiabá”, explica assessor do Juvam, Sérgio Saviolli.

De acordo com o assessor a experiência com os estudantes tem sido muito positiva. “A gente sempre diz que os adultos já têm uma percepção de mundo, um costume, um modo de viver. As crianças e adolescentes estão em fase de construção, então se a gente pensa em uma cidade para o futuro, precisamos trabalhar com quem vai estar lá nesse momento. São essas pessoas, que hoje estão em sala de aula, que precisam compreender a necessidade de arborização urbana, preservação dos rios, para que lá na frente possamos ter de fato uma cidade mais sustentável, um clima mais agradável e pessoas mais consciente”, completa.

Durante a palestra Saviolli, falou sobre os benefícios da arborização urbana como embelezamento da cidade, melhoria da qualidade do ar, contribuição na redução da temperatura do ambiente, produção de frutos entre outros. O assessor do Juvam Cuiabá ainda demostrou o passo a passo para o plantio das mudas e propôs uma dinâmica para que os alunos testassem seus conhecimentos sobre arborização e meio ambiente. Ganharia um brinde aquele que respondesse de forma mais rápida e com maior número de acertos a um Quiz disponibilizado pelo site G1, outro parceiro do projeto. Neste link é possível acessar o conteúdo.

O campeão da dinâmica foi Luiz Henrique da Silva, de 14 anos. Ele está no 8º ano e disse que nunca havia sido premiado anteriormente. Levou para casa um kit Verde Novo, com rastelo e pá para o plantio, uma muda de Ipê Rosa e um regador para cultivar sua árvore. “Primeira vez que ganho alguma coisa. Achei muito divertido”, avaliou. “É muito importante plantar árvores, para o ar ficar mais úmido, não ter aquele sufoco no ar”, comentou. “Vou plantar em um lugar bom, para crescer e ficar grande, dar sombra. Vou plantar lá perto de casa, onde tem várias árvores. Tem um cajueiro e uma jabuticabeira”, revela.

O estudante Flávio Leite dos Santos, 13 anos, do 8º Ano disse que aprendeu direitinho o que foi passado na sala de aula. Conta que anotou no caderno para não esquecer e levará os ensinamentos para casa. “Achei muito bom o Verde Novo e a Energisa aqui na escola. Não sabia quase nada, aprendi muita coisa. Por exemplo, se tem um ar condicionado ligado, ele equivale a cinco ventiladores ligados. A geladeira perto de qualquer outro aparelho, do fogão, gasta mais energia, isso eu não sabia”, cita.

Depois das palestras os alunos tiveram a oportunidade de plantar quatro mudas em um terreno da escola que já foi uma horta. Agora o espaço se tornará um pomar, cuidado pelos próprios alunos. A diretora da Escola Barão de Melgaço, Viviane Gomes, agradeceu a visita dos parceiros e lembrou que os estudantes estão ganhando um dia de mais visibilidade e aprendizado. “O projeto é de muita valia. Fica de mensagem o quanto é importante esse trabalho de sustentabilidade, que veio só somar com os projetos que nós já desenvolvemos aqui”, afirmou.

Texto de Rui Matos