Escola estadual de Araguaína desenvolve projeto sobre o ensino da leitura e da escrita para a formação de jovens

Tocantins

07.10.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O projeto, ‘Um olhar interdimensional sobre o ensino de leitura e escrita para a formação do jovem do século XXI’ , desenvolvido pelo Colégio Estadual Rui Barbosa, em Araguaína, teve como objetivo aproximar e direcionar estudantes do ensino médio no processo de ensino aprendizagens, como tomadas de decisões e escolhas que o acompanharão ao longo da construção e da execução do seu projeto de vida. Contribuiu ainda, para o desenvolvimento do pensamento autônomo e crítico dos jovens, para a formulação do próprio juízo de valor, de modo que se possa conviver no meio social, assim como agir em diferentes circunstâncias da vida.

Através do relato de experiência produzido pela professora, Maria de Fátima Moreira Cesar Valadares, observou-se que pensar em formação de alunos para o século XXI é pensar em uma educação de forma integral, que não se dá somente pelo ensino metódico da leitura e escrita, do objeto de estudo em si, ou habilidades cognitivas, mas também pela presença de um conjunto de habilidades essenciais no domínio das emoções e da natureza social. Ou seja, as práticas de ensino que envolvem leitura e escrita devem contribuir para a formação de competências que impactam outras dimensões da vida humana, no âmbito pessoal, social ou produtivo.

Percebeu-se também que é necessário ensinar e aprender de forma diferente, acreditando no potencial dos jovens, nas inovações e possibilidades de novas conquistas, além de buscar aprimoramentos, fazendo com que as instituições de ensino elaborem projetos e planos de aprendizagem mais revolucionários e significativos, baseados princípios da Educação Interdimensional, como o protagonismo e a pedagogia da presença. Além dos 4 pilares propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aprender a CONHECER, aprender a FAZER, aprender a CONVIVER e aprender a SER.

Este projeto foi um dos premiados pelo Selo ‘Quem Educa, Faz!’, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançado no edital nº 001, publicado no Diário Oficial do Tocantins, sob o n° 5.360, de 17 de maio de 2019.

O Selo objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas, em forma de relatos de experiência, que descrevam as ações exitosas desenvolvidas nas instituições públicas de ensino que se destacaram nas distintas etapas da educação básica, em 2019.

Confira a metodologia e o estudo na íntegra através do link abaixo:

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/escola-estadual-de-araguaina-desenvolve-projeto-sobre-o-ensino-da-leitura-e-da-escrita-para-a-formacao-de-jovens/2ljxjjacsck1