Escola estadual de Belém celebra Dia do Contador de Histórias com programação lúdica

Pará

20.03.2023

“Carne de língua", "O Nascimento do Dragão " e "A Moça Tecelã" foram os contos usados para estimular a imaginação dos alunos do 6° ao 9° ano na escola Tenoné, em Belém, neste sábado (18), evento em homenagem ao Dia do Contador de Histórias. Por auxiliar no desenvolvimento cognitivo, socioemocional das crianças, além de promover o desenvolvimento de importantes habilidades, que estão ligadas ao cinco campos de experiência propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a contação de histórias é uma importante aliada da educação infantil.

"A considerar que o objetivo principal da BNCC é permear competências e habilidades, a contação de histórias tem papel fundamental em todos os segmentos da educação, pois trabalha a concentração, a memória, a oralidade, a escrita e o principal, desenvolve o gosto pela leitura", explica a professora de língua portuguesa, Elinelma Kurisaka, que conduziu a programação.

Idealizado pelos professores de  Língua Portuguesa e realizado pela equipe da escola, o projeto também teve a participação do Movimento de Contadores de  Histórias da Amazônia (Mocoham). "Nosso objetivo foi apresentar a atividade de contação de histórias para os alunos e reforçar a prática da leitura, escrita, oralidade com atividades fundamentais para o processo de ensino aprendizagem", disse a professora, que também integra o Mocoham.

Segundo Kurikasa, os alunos foram receptivos e participativos nas atividades a partir das propostas de interação.

Em relação aos contos escolhidos, o "Carne de Língua" é de origem africana e mostra o poder das histórias, a eficiência das narrativas. Já a "Moça Tecelã " é da autora Marina Colassanti e que trabalha o empoderamento feminino e a valorização da mulher. O último conto "O Nascimento do Dragão" dos autores Wang Fei, Marie Selkier e Catherine Louis estimula a conscientização para harmonização e paz em ambientes coletivos, como a escola.

"A contação de histórias já faz parte da prática pedagógica da escola, as professoras de Língua Portuguesa têm formação nessa área", sintetiza.

 

Texto: Sâmia Maffra / Ascom Seduc