Escola estadual de Gurupi promove ação que incentiva o desenvolvimento da língua inglesa por meio da tecnologia

Tocantins

03.05.2024

A Escola Estadual Hercilia Carvalho Da Silva, de Gurupi, promoveu nesta quinta-feira, 02, a “Aula Show”, projeto que estimula através do uso de tecnologia e jogos o desenvolvimento de habilidades e competências nas aulas de língua inglesa. O intuito na iniciativa foi fomentar uso mais amplo e assertivo dos chromebooks entregue aos estudantes por meio do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE).

A ação evidenciou a importância das tecnologias para o aprendizado de inglês, promovendo o aprendizado autônomo e capacitando os estudantes a assumirem a responsabilidade por seu próprio progresso no idioma. Com estas novas tecnologias os estudantes possuem maior variedade de recursos disponíveis, desde aplicativos de vocabulário até jogos de simulação. 

A estudante Mariana Gomes da Silva revela que a aula foi muito proveitosa e aprender inglês nunca foi tão divertido. “Aprender através dos jogos foi muito mais envolvente do que as aulas tradicionais, consegui absorver muito mais vocabulário dessa maneira. Os jogos tornaram o aprendizado mais dinâmico e desafiador, me senti motivada a fazer as atividades”.

A professora Noemi Rafael Rodrigues afirma que o engajamento dos estudantes nas atividades trouxe um resultado muito positivo para o projeto. “Achei genial a forma como usamos os jogos para praticar o inglês. Além de nos divertirmos, pude perceber que eles se envolveram e aprenderam muito mais do que nas aulas convencionais. Espero que possamos ter mais aulas assim no futuro, porque realmente funcionou para minhas turmas”, pontuou.

O técnico de currículo da Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi, Alexandre Tolentino, relata que foi gratificante ver o entusiasmo das turmas ao participarem dos jogos e o envolvimento no aprendizado do inglês. “Acredito que a utilização de tecnologia é uma excelente estratégia para tornar as aulas mais dinâmicas e eficazes. Pretendo estimular outros professores a continuar explorando essas ferramentas no processo de ensino, pois os resultados foram muito positivos”.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins