Escola Estadual de Manaus é destaque em premiação nacional por projeto de sustentabilidade

Amazonas

17.10.2025

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria do Céu Vaz D’Oliveira, localizada no bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus, ganhou reconhecimento nacional após o projeto “EcoDesign – Agregando valor com resíduos sólidos”, coordenado pelo professor Hércules Santos, responsável pela área de Ciências da Natureza, ficar entre os cinco melhores projetos entre 800 iniciativas de escolas públicas e privadas de todo o Brasil no Prêmio Escolas Sustentáveis, promovido pela Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana.

No mês de setembro, o professor Hércules Santos e a estudante Vivian Miranda, da 3ª série do Ensino Médio, participaram de uma verdadeira imersão na cidade de São Paulo (SP), além da cerimônia de premiação no Museu da Língua Portuguesa. Durante a viagem, professor e aluna puderam conhecer pontos turísticos que também contribuíram para o aprendizado, como se os muros da escola fossem expandidos para abranger o Museu Afro Brasil, o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Centro Histórico, e o Pateo do Collegio, onde a cidade nasceu, em 1554. 

O professor Hércules, que em 2024 também teve as ações pedagógicas reconhecidas no prêmio “Educadores que Transformam”, da Secretaria de Educação, destaca que o principal legado do projeto é a mudança de comportamento dos alunos para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, além da comprovação de que a sustentabilidade pode transformar vidas, gerar renda, preservar o meio ambiente e fortalecer a educação.

“Esse prêmio é o resultado do esforço coletivo de professores, estudantes e parceiros que acreditaram e acreditam no poder transformador da escola pública”, reiterou.

O projeto 

O projeto “EcoDesign – Agregando valor com resíduos sólidos” foi desenvolvido com o objetivo de enfrentar o descarte inadequado de resíduos como pneus, garrafas PET, papelão, isopor e paletes de madeira nas proximidades da escola e da comunidade local. A proposta integra práticas pedagógicas sustentáveis com o protagonismo estudantil, promovendo ações de coleta, triagem e reaproveitamento desses materiais para a produção de móveis e objetos úteis para a escola. 

Estimulando a criatividade, a interdisciplinaridade, o empreendedorismo dos alunos e a consciência ambiental, as ações envolveram rodas de conversa, oficinas práticas, mutirões de coleta, exposições e campanhas educativas. Durante a prática, estudantes e professores construíram móveis como poltronas, cadeiras, mesas e estantes, utilizando objetos que foram descartados como lixo. 

“Essa experiência representa muito mais do que um simples momento, é um incentivo para acreditarmos no nosso potencial e continuamos transformando a realidade da nossa comunidade, da nossa cidade, e até mesmo do nosso estado”, afirmou a aluna Vivian Miranda.

Os resultados incluem a melhoria dos espaços escolares e a aproximação entre escola e comunidade, impactando diretamente 300 alunos e, indiretamente, cerca de 1000 pessoas. Alinhado ao Projeto Político-Pedagógico da escola e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o EcoDesign mostra como a educação pode transformar realidades por meio da sustentabilidade, da criatividade e da ação coletiva.

A iniciativa

O concurso “Escolas Sustentáveis”, é uma iniciativa de caráter cultural, ambiental e social que busca fortalecer os centros educacionais que promovem a educação para o desenvolvimento sustentável. Desenvolvido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Fundação Santillana, o concurso está em sua terceira edição e tem como objetivo reconhecer, incentivar e dar visibilidade às escolas de educação básica que trabalham com os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).

Na competição, são premiados projetos com impacto positivo no ambiente que rodeia a escola, que possam conscientizar toda a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, da inclusão e responsabilidade social, da educação para a cidadania, da liderança ética e da tomada de decisão participativa.

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Contatos para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar: Mônica Figueiredo (92) 98100-8787 e Maria Eduarda Oliveira (92) 98196-8072