Tocantins
25.09.2025A Escola Estadual Márcia Barbosa Castro, de Palmas, promoveu nessa terça-feira, 23, uma visita técnica ao aeroporto de Palmas, com os estudantes que participam do projeto “Missão Cerrado-Aéreo”. O projeto, realizado por estudantes do 1º ano do Ensino Médio, concorre ao Prêmio Nacional da Liga STEAM 2025.
Utilizando a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o projeto surgiu com o intuito de criar soluções tecnológicas de baixo custo para os problemas de colisão entre aeronaves e a fauna do Cerrado na área do aeroporto da capital. A visita permitiu que os estudantes pudessem conversar com profissionais da área e visualizar, na prática, onde e como seus protótipos poderiam atuar.
A professora Livya Brabo, idealizadora do projeto, destaca a importância da aula prática, longe dos livros e das telas. “A aprendizagem mais significativa acontece quando os alunos se conectam com um propósito real. A visita ao aeroporto foi fundamental, eles viram a complexidade da operação e entenderam que a solução não era simplesmente ‘escolher um lado’, mas sim usar a criatividade e a tecnologia para promover uma convivência inteligente. O protagonismo deles a partir daquele momento foi incrível”, afirmou.
O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Design e Produção de Recursos Educacionais, que forneceu kits de Arduino para o desenvolvimento dos protótipos.
Prêmio Liga STEAM
Com o tema deste ano sendo ‘Educação e sociobiodiversidade: culturas vivas, comunidades sustentáveis’ o Prêmio Nacional Liga STEAM é uma iniciativa que busca reconhecer projetos de escolas públicas que sejam inovadores, com foco em transformação social e conexão com as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins