Tocantins
11.09.2025O Colégio Estadual Desembargador Virgilio de Melo Franco, em Paranã, está promovendo uma gincana do conhecimento denominada “Dominando o jogo: #partiu Saeb 2025#”. O objetivo é mobilizar os estudantes para a importância das provas externas como Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que serão realizadas em outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Mec).
A gincana está sendo realizada em duas etapas. Atualmente, as equipes estão imersas na segunda etapa, focada no estudo aprofundado de descritores de Língua Portuguesa e Matemática, e a culminância acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro.
“Para auxiliar nessa preparação, foi proposta uma jornada de estudos com materiais disponíveis na plataforma Aprova Brasil, garantindo que os descritores trabalhados nos desafios da primeira etapa fossem diretamente extraídos desse recurso. E agora estamos engajados na culminância da segunda etapa e finalização, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro com foco principal nos descritores”, explicou Giselia Cristina Rosa, professora de Matemática e coordenadora da área de Matemática e suas tecnologias.
Os avaliadores da gincana observaram itens como agilidade, criatividade e o trabalho em equipe. “A primeira fase da gincana, realizada em 23 de maio, foi um marco de aprendizado e entusiasmo. As equipes participaram de provas envolventes que já demonstraram a importância da interdisciplinaridade e do conhecimento aplicado”, contou Giselia.
E entre as tarefas propostas teve a mandala trigonométrica, caça ao tesouro, jogos educativos e brincadeiras de perguntas e respostas. “O objetivo é que os estudantes não apenas compreendam os conceitos dessas habilidades, mas também sejam capazes de aplicá-los em diferentes contextos, desenvolvendo o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas de forma eficaz. Todas as provas, desde a elaboração de mapas mentais, caça ao tesouro, até os quizzes mais dinâmicos, são planejadas para reforçar o domínio dessas competências essenciais”, esclareceu a professora.
Nessa segunda etapa, estão sendo preparadas atividades como teatro, criação de bolos temáticos, elaboração de mapas mentais para cada uma das áreas do conhecimento, Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e muita leitura e estudos.
A estudante Andressa Santana de Lima destacou as aprendizagens. “A experiência que a gincana nos proporcionou foi muito significativa, além do conhecimento adquirido, fortalecemos os laços de amizade com outras turmas. Outro ponto importante é que os alunos aprenderam a estudar juntos, para alcançar melhores resultados nas provas, então aproximou mais os estudantes, que passaram a pensar juntos em como ter sucesso nas provas”, frisou.
A estudante Esther Gonçalves Soares destacou habilidades que foram trabalhadas durante a realização da prova, como agilidade, pensamento lógico, além de promover a diversão.
Edição: Fábio Almeida/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Joselia de Lima/Governo do Tocantins