Escola estadual de Sergipe cria estúdio de Cultura Digital e amplia participação de estudantes nas ações multimídias

Sergipe

13.10.2021

O estúdio de Cultura Digital do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, localizado em Nossa Senhora do Socorro, já é uma realidade. A partir de agora, a comunidade passa a contar com um espaço totalmente equipado para a produção de conteúdos audiovisuais, podcasts, transmissões ao vivo, videoaulas, informativos, entre outros. Batizado de ‘Escud Estúdio’, a iniciativa pretende incluir os estudantes no universo multimídia, capacitando-os para o uso ético das ferramentas, exercendo o protagonismo digital, priorizando ainda as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).

 

Segundo o professor José Figueiredo Neto, um dos idealizadores do estúdio, o projeto surgiu da necessidade de se ter um espaço que concentrasse todos os trabalhos digitais da escola, cuja demanda aumentou consideravelmente com a chegada do ensino híbrido. "Nossa ideia de montar o estúdio aconteceu logo no início da pandemia, o que não foi possível, mas ainda nesse período, com a chegada dos recursos do Profin à escola, e em conversa com a diretora Patrícia Pereira, que abraçou a nossa ideia, surgiu essa possibilidade de comprarmos os equipamentos aos poucos. Essa é uma mudança importante para a comunidade escolar, que precisa estar cada vez mais inserida nesse universo digital e audiovisual”, contou.

 

Empolgado com as funcionalidades do estúdio, o aluno Davyd Luan Vieira Batista, do 2º ano do ensino médio, falou sobre os ganhos que um espaço multimídia adequadamente equipado pode proporcionar a sua rotina de estudos e a dos seus colegas. “As tecnologias digitais têm nos ajudado muito. Com a criação desse estúdio, a gente percebe que a escola está acompanhando as mudanças e avanços. É gratificante ver que o Centro de Excelência Jonas Amaral está crescendo, desenvolvendo-se, não só no que diz respeito aos recursos humanos, mas também no tocante à tecnologia, que nesse momento é essencial", declarou o Jovem Protagonista.

 

A aluna Leuany Tairine de Lima Silva, do 3º ano do ensino médio, também estava entusiasmada com o ‘Escud Estúdio’. “É um privilégio para a gente ter um estúdio como esse, que disponibiliza câmera, iluminação e outros materiais para o aluno. Para mim é ainda mais importante participar porque pretendo fazer faculdade de publicidade, e é uma área que também trabalha com esses recursos, assim como ajudará outros colegas também que almejam o mesmo”, destacou ela, mencionando o que mais lhe chamou a atenção no estúdio, “como o chroma key, que possibilita o uso de vários cenários diferentes, a ring light e o softbox".

 

De acordo com a diretora do Jonas Amaral, professora Patrícia Pereira Santos, o estúdio foi pensado e estruturado para acompanhar as mudanças impostas pela pandemia, cuja premissa está efetivamente ligada ao suporte tecnológico e digital para a manutenção das aulas. “Quando a gente recebeu os recursos do Profin, referentes à 8ª parcela, que devem ser destinados à compra de material permanente, propusemos, durante a reunião do Conselho Escolar, a aquisição desse material com o intuito de criar esse espaço, e para nossa alegria foi aprovado por unanimidade”, concluiu.