Escola Estadual Deoclides Muniz realiza “Dia D da Tutoria” no Tocantins

Tocantins

08.04.2024

A Escola Estadual Deoclides Muniz, de Almas, realizou na última sexta-feira, 5, o “Dia D da Tutoria”. O evento teve como objetivo proporcionar, por meio da interação entre professor, tutor e estudante, a vivência e os princípios que norteiam o Programa da Escola de Tempo Integral Jovem em Ação e o princípio da Pedagogia da Presença. 

A Tutoria faz parte das ações pedagógicas da unidade, e consiste em estabelecer um vínculo entre tutores e tutorados, para auxiliar e acompanhar o desenvolvimento dos estudantes, além de gerar condições para a realização de seus Projetos de Vida.

De acordo com a Orientadora Educacional e organizadora do evento, Flávia Rogéria, o tutor exerce um papel pedagógico imprescindível para o sucesso escolar dos estudantes. “Os princípios da tutoria devem percorrer todas as ações desenvolvidas pelos educadores, garantindo a participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento e do seu Projeto de Vida, passo primordial para sua inserção na vida adulta de forma ética e responsável”, pontou. 

A Diretora Luana Fonseca Costa Lorandos, compartilha que essa é uma ação fundamental para os estudantes. “O tutor tem a oportunidade de estar em constante contato com o estudante e ajuda a esclarecer dúvidas sobre conteúdos apresentados em sala de aula, reforçando informações mal compreendidas, além de fornecer materiais e ferramentas de apoio para estimular e motivar o tutorado em sua rotina de estudos”.

Para a estudante Michelle Lorrane Aires Albuquerque, a tutoria é muito importante para o desempenho dos estudantes e interação entre professores e estudantes. “Pode parecer algo simples, mas é muito significativa, pois pode ajudar no desempenho dos estudantes como um todo”, finalizou.

 

Gabriela Rossi/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins