Escola estadual do Pará recebe ação de cidadania e prevenção ao uso de drogas

Pará

21.06.2023

Estudantes de 16 escolas estaduais atendidas pela Diretoria Regional de Ensino Belém 08, participaram, nesta terça-feira (20), de uma ação de prevenção dentro da Escola Estadual D. Pedro II, no bairro do Marco, em Belém. O evento faz parte da programação da “Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas 2023”, realizada pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju).

Segundo Sandra Rejane Souza, diretora da Escola Estadual D. Pedro II, as instituições de ensino são o melhor espaço para tratar sobre a questão da prevenção e combate às drogas.  “A gente tá trabalhando com a questão da prevenção e ela deve acontecer dentro desses espaços, onde eles estão presentes, é a vivência deles. Penso que foi extremamente assertivo fazer essa programação dentro da escola. E nós temos aqui não só alunos da Dom Pedro II, mas de todas as escolas da DRE-08'', ressaltou ela.

A estudante Alyssa da Silva, do primeiro ano, foi voluntária no evento, e destacou a importância das ações dentro da escola. “Eu acho muito interessante, porque é sempre bom deixar claro pros alunos não se envolverem com drogas, porque a maioria das crianças e adolescentes são influenciáveis e, eu acredito que isso seja importante para elas saberem o quanto é errado'', disse.

Entusiasmada, Alyssa falou também sobre o trabalho voluntário que está realizando. “Eu sou umas das ajudantes da equipe de psicologia, para quem tiver algum problema e precisar conversar com os psicólogos, a gente tá auxiliando as pessoas, estamos ouvindo elas e encaminhando aos profissionais'', contou.

Coordenador da CENPREN (Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas) da Seju, Alberson Santos, ressaltou a importância em capacitar os profissionais da educação sobre o tema. “As palestras de capacitação aos professores, coordenadores e diretores das escolas, são essenciais, pois são eles que cuidam e interagem com os alunos no dia-a-dia. Hoje em específico, a gente trouxe uma palestra a respeito da prevenção de drogas e os danos que a droga causa”, destacou ele.

Além de palestras sobre diferentes aspectos da prevenção e combate às drogas, o evento contou com diversos serviços de cidadania, como emissão de RG e atendimento do Procon e disponibilização de vacinas (HPV, tríplice viral e Influenza), pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). Os serviços foram oferecidos gratuitamente e tinham como foco a comunidade escolar.

 

Texto: Clayton Santos / Ascom Seduc