Escola Estadual é selecionada pela Positivo, LEGO e Disney para receber materiais de robótica

Amazonas

12.07.2023

A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Altair Severiano Nunes, no Parque 10, zona centro-sul, foi a única do Amazonas selecionada, para receber o material dos programas FIRST® LEGO® League Discover e FIRST® LEGO® League Explore, iniciativas que visam proporcionar a aprendizagem de robótica aos estudantes. O edital que selecionou 37 Associações de Pais e Mestres (APMs) em todo país, é uma iniciativa do Instituto Positivo, em parceria com a Disney e LEGO® Foundation. 

Cada instituição selecionada receberá material da temporada; um conjunto LEGO® Education; e acesso aos materiais digitais. Além dos materiais gratuitos, as instituições receberão a formação necessária para a aplicação do programa, com a participação de, pelo menos, 20 estudantes de escolas públicas.

A responsável por submeter a unidade de ensino a seleção, foi a coordenadora da área de ciências da escola, Liane Galvão de Lima. Ela explicou que o edital seguia alguns critérios de avaliação. “Fomos aprovados por responder às orientações do edital, como possuir Laboratório Maker e Conselho Escolar. Além disso, incentivamos o ensino de robótica, que agrupa disciplinas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, destacou a docente. 

A estudante Letícia Soares, de 11 anos, contou que está ansiosa para receber os materiais da iniciativa. “A minha expectativa é bem grande, pois acredito que com os kits nós vamos aprender e também vamos nos divertir, além de também conseguir treinar o nosso raciocínio”, pontuou Letícia. 

Já o aluno Arthur Alves, que já tem afinidade com o estudo de robótica, enfatizou a importância de ampliar os conhecimentos com o uso da tecnologia. “Esse projeto com certeza vai contribuir para o meu futuro, então, eu estou bem animado para começar a fazer uso dos jogos que a escola vai receber”, finalizou o estudante. 

A FIRST® está no Brasil desde 2004 e todos os anos lança um tema para suas competições, nas quais cada faixa etária enfrenta desafios relacionados ao tema escolhido. Os programas desenvolvidos pela ONG são reconhecidos em mais de 100 países e contaram com a participação de mais de 504 mil pessoas em mais de 200 eventos.

Instituto Positivo

O Instituto Positivo (IP) foi criado em 2012 para fazer a gestão do investimento social de todo o Grupo Positivo em favor da comunidade. A missão do Instituto Positivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Pública do Brasil por meio do incentivo ao Regime de Colaboração. 

Para tornar isso possível, o IP incentiva e apoia a implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) em todo o país, desenvolve pesquisas e publicações sobre o tema e participa de discussões em instâncias como MEC, CNE, Senado e Câmara de Deputados a fim de contribuir em propostas de lei e resoluções que favoreçam esse modelo de Regime de Colaboração. 

O Instituto também é responsável pela gestão do Centro de Educação Infantil Maria Amélia, em Curitiba, que atende gratuitamente cerca de 100 crianças em situação de vulnerabilidade social.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar