Escola Estadual Entre Rios investe em experiências de sustentabilidade

Tocantins

10.08.2021

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

A escola Estadual Rural Entre Rios, localizada na chácara Serra Verde, zona rural de Palmas, está ampliando gradativamente as experiências das atividades do campo. Atualmente, a escola está cuidando de uma criação de galinhas poedeiras e está intensificando o sistema de irrigação da horta. De acordo com o diretor, Washington dos Santos Andrade, o objetivo é que a escola trabalhe a questão de sustentabilidade e os espaços sejam laboratórios para o ensino e para a aprendizagem.

Todos os produtos que a escola está conseguindo gerar estão sendo destinados para a complementação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A instituição de ensino também estava com alguns produtos colhidos no semestre passado e, que foram armazenados para serem inseridos na alimentação escolar.

Atualmente a escola conta com farinha, milho, mandioca, abóbora e verduras que estão na horta, como couve, coentro, cebolinha, quiabo e, daqui a algumas semanas, inicia a produção de ovos.

Com essas inovações, a escola está a cada dia recebendo mais e mais estudantes, atualmente são 62 alunos matriculados. As aulas estão sendo ministradas de forma híbrida, com 50% dos alunos presentes e os outros 50% estudando em casa, e na semana seguinte, quem estava estudando em casa vai para a escola e quem estava na escola estuda em casa.

“Estamos com uma grande expectativa neste semestre, com o retorno das aulas presenciais. Antes de iniciar o semestre letivo, nos reunimos com os pais e mostramos como está a escola e os cuidados que todos estão tomando com referência aos protocolos de biossegurança”, explicou Washington. 

A estudante Angel Crystal Aires dos Santos, do 4º ano do ensino fundamental, disse que está muito feliz com o retorno das aulas presenciais. “Estou muito ansiosa, com vontade de estudar. E gostei muito de ver a escola limpa, bem cuidada, de receber o kit com material escolar”, frisou. A estudante também destacou o acolhimento como uma forma muito positiva de receber os estudantes. 

A estudante Tháyla Santos Moura, do 7º ano do ensino fundamental, frisou que antes de iniciarem as aulas, a escola compartilhou todas as recomendações e cuidados como manter o distanciamento, a constante higienização das mãos e a necessidade do uso das máscaras. “Foi importante para todos os alunos ficarem informados e também gostamos do kit com a garrafinha que recebemos”, frisou.

Anny Karolyni Rodrigues Bezerra, aluna do 9º ano do ensino fundamental, também falou que está muito contente com o retorno das aulas presenciais. “Já estava na hora de voltarmos para a escola, estamos nos sentindo mais seguros, todos os professores foram vacinados. Estudar em casa é mais difícil, temos dúvidas e nem sempre temos os professores para nos ajudar”, esclareceu. 

No Projeto Pedagógico da Escola, há outras iniciativas, como estudar com os alunos as Plantas Comestíveis não Convencionais (Pancs), promover uma feira de produtos da terra para valorizar o produtor rural tendo como foco as ciências do campo que geram novos saberes e novas aprendizagens.