Escola Estadual Liberdade de Palmas promove ações para a Semana de Escuta às Adolescências

Tocantins

23.05.2024

Na manhã desta quarta-feira, 23, a Escola Estadual Liberdade, de Palmas, desenvolveu ações voltadas para a Semana de Escuta às Adolescências, que tem enfoque nas dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima e à convivência, à inovação e à participação, para assim fortalecer o ensino e aprendizagem.

 A escuta é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em consonância com os objetivos do Governo do Tocantins, que visa a melhoria contínua nas ações da Educação do Estado. A ação na rede estadual ocorre entre os dias 20 e 27 de maio.

Entre as atividades realizadas na Unidade Escolar Liberdade destacaram-se participação coletiva dos estudantes com a metodologia roda de conversa, bem como a criação de um espação para escuta individual. Isso com o objetivo de proporcionar oportunidade de participação para todos os adolescentes na ação.

O estudante da 3ª série do Ensino Médio, Celson Daniel Mendes Araújo, comentou sobre a ação. “Eu busco melhorar meus conhecimentos. E aqui estamos com a oportunidade para adquirir novas experiências e apresentar nossas sugestões de melhorias”, destacou.

A diretora da Unidade Escolar, Josely Araújo Quixabeira, destacou a importância de se ouvir todos os estudantes. “Representa um momento em que cada estudante possa ser ouvido. E isso é importante, porque a partir dos anseios de cada um, a escola pode sugerir ações de melhoria que contemplem todos no processo de aprendizagem”, afirmou.

A professora Ketlly Rayanne Gomes da Silva, de Língua Inglesa, destaca a ação como um momento importante. “É inovador e fundamental, em que o estudante tem a opção para uma construção positiva para a melhoria da escola como um todo”, pontuou.

A orientadora educacional, Marluce de Camargos, comentou sobre a importância de se ouvir cada estudante. “A escola é um lugar de acolhimento também. Quando estes estudantes estão se sentindo bem, eu tenho o sentimento de bem-estar igual a eles”, pontuou.

 

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins

Edição: Marcos Miranda/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruthy Soares/Governo do Tocantins