Escola Estadual Luzia Simões Bartolini arrecada uma tonelada de alimentos em gincana solidária

Paraíba

23.11.2018

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Luzia Simões Bartolini, no bairro do Jardim Planalto, em João Pessoa, realizou nesta sexta-feira (23) a Gincana Solidária com o tema: ‘A paz a gente faz – Somos Capazes’. Os estudantes arrecadaram uma tonelada de alimentos que será doada para a instituição de idosos Vila Vicentina Júlia Freire, Associação Promocional do Ancião (Aspan), que ficam em João Pessoa, uma Instituição de idosos em Campina Grande a ser definida e para alunos carentes da escola.

A gincana é a finalização do projeto ‘Escola em movimento’, que iniciou no mês de julho desse ano com o objetivo de estimular os estudantes à prática do bem e da solidariedade em um cenário de vulnerabilidade social e violência. O projeto envolveu os 1.052 alunos do Ensino Fundamental, Médio e EJA.

Nas atividades da gincana os alunos deram vida nova ao estacionamento da escola com obras de arte no estilo grafite e frases motivacionais sobre a paz; fizeram uma campanha publicitária nas redes sociais em combate ao bullyng, criaram paródias, dentre outras atividades que envolveram todos os membros da escola em ações que promovessem uma cultura de paz e não à violência.

De forma lúdica e prazerosa os estudantes foram às ruas arrecadar alimentos. Além disso, a programação contou com apresentação do grupo Dançarte, da Escola Cidadã Integral Técnica de Bayeux, grupo de dança Cavalo Marinho, capoeira e competição saudável entre as turmas da escola. Foram convidados para palestrar o Conselho Tutelar, uma assistente social, um político, um radialista e um jornalista para falar sobre a paz.

A diretora da escola, Micaelle Lima, sente orgulho em ver os alunos envolvidos e dispostos a formar uma escola nota dez. “Ver a renovação da autoestima dos alunos é recompensador, eles estão fazendo tudo com carinho, dedicação, o maior fruto é ver o brilho deles no olhar, ver as lágrimas de alegria e emoção por estar fazendo uma ação social e por conseguir transformar a escola. Hoje aqui é uma escola viva em todos os sentidos”, ressaltou.

Para o aluno Matheus Vinícius o evento trouxe a união para a escola. “Nós temos hoje uma escola bonita, melhor e nota dez. Foi muito trabalho para que acontecesse a gincana. Me dediquei bastante, fui para ruas arrecadar os alimentos, ajudei meus colegas nos desafios da gincana, meus pais ficaram felizes por me ver envolvido com o projeto da escola e ajudando o próximo”, falou.

Vitória Alcidia, aluna do 2º ano do Ensino Médio, tem orgulho de dizer que faz parte da escola por ver a mudança no comportamento dos colegas. “A escola passava por um momento muito difícil, o evento uniu a gente, fizemos novas amizades e trabalhos em equipe. Estudo aqui há seis anos, o projeto ‘Escola em movimento’ trouxe transformação de infraestrutura e luz para a escola”, disse.

http://paraiba.pb.gov.br/escola-estadual-luiza-simoes-bartolini-arrecada-uma-tonelada-de-alimentos-em-gincana-solidaria/