Escola Estadual Meira Matos promove excursão pedagógica como parte da premiação do projeto Mais que 8

Tocantins

17.11.2025

Estudantes da Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos participaram de uma excursão pedagógica a Palmas, como parte da premiação do projeto Mais que 8. A ação reconhece alunos que alcançaram média igual ou superior a nota 8 em todos os componentes curriculares, incentivando o comprometimento acadêmico e a construção de hábitos de estudo. A ação foi realizada no último dia 13.

A programação teve início com a visita ao Palacinho e percorreu o Palácio Araguaia Governador Siqueira Campos, possibilitando aos alunos vivências sobre história, formação social e organização administrativa do Tocantins. A diretora Glaucia Gomes destacou o caráter educativo da iniciativa: “Mais do que uma premiação, esta excursão amplia repertórios culturais, fortalece o protagonismo e mostra aos nossos estudantes que dedicação aos estudos gera novas oportunidades de aprendizagem”, frisou.

A atividade foi concluída com um momento de lazer no cinema e no shopping, proporcionando uma vivência equilibrada entre aprendizagem, cultura e socialização.

O projeto “Mais que 8” reafirma o compromisso da Escola Estadual Girassol Meira Matos com uma educação integral, que valoriza o mérito, incentiva o esforço e apoia o crescimento acadêmico e pessoal de cada estudante.

A coordenadora pedagógica Cristiane Oliveira reforçou o desenvolvimento observado ao longo do ano. “Esse projeto contribui para formar estudantes mais organizados, autônomos e conscientes do valor do estudo. Cada conquista deles representa avanço no processo formativo”, contou.

A estudante Taynara dos Santos Pedreira falou que gostou muito das visitas. “Conhecer o Palacinho nos proporcionou muito conhecimento. O Museu nos apresenta uma riqueza histórica e sobre a cultura regional. E o Palácio Araguaia nos apresenta como o Tocantins está sendo cuidado. Fazendo parte desse projeto, eu percebi o meu desenvolvimento pessoal e o quanto eu aprendi agregando conhecimento”, ressaltou.

Integração entre escolas

Durante o almoço, os estudantes foram acolhidos pela Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, em um momento de integração e troca de práticas pedagógicas entre as instituições. O professor João Marcos Alves, que acompanhou o grupo, enfatizou o impacto do projeto: “O reconhecimento fortalece a autoestima e a responsabilidade acadêmica. Os estudantes passam a compreender que suas escolhas e esforços refletem diretamente em suas conquistas”, explicou.

O diretor José Antônio Aguiar Gama, da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, comentou essa integração entre duas instituições de ensino jurisdicionadas à Superintendência Regional de Educação de Palmas. “A integração entre as escolas estaduais de Palmas e de Aparecida do Rio Negro representou um momento rico de trocas de saberes, vivências e práticas pedagógicas que fortalecem o processo de ensino e aprendizagem. Mais do que compartilhar atividades, essa experiência reafirmou o compromisso com a inclusão, o respeito às diferenças e a valorização da identidade cultural de cada estudante. Cada diálogo, apresentação e interação mostrou que o conhecimento se constrói coletivamente, sem barreiras ou hierarquias entre realidades escolares distintas”, contou.

 

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins

Dicom/Governo do Tocantins