Escola estadual no Iranduba desenvolve projeto que incentiva alunos a ingressarem nas universidades

Amazonas

03.08.2023

Mais de 380 alunos, da 2ª e 3ª série, do Ensino Médio, da Escola Estadual (EE) Isaías Vasconcelos, no município de Iranduba (distante a 27 quilômetros de Manaus), realizaram as provas do Processo Seletivo Contínuo (PSC), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Para auxiliar os estudantes, educadores da escola se reuniram no projeto “A Caminho da Universidade”, que, entre outros incentivos, viabilizou o transporte dos alunos para que pudessem realizar as provas na capital. 

Por meio do projeto “A Caminho da Universidade”, que conta com o apoio da Prefeitura de Iranduba, a escola busca oportunizar que os estudantes tenham acesso à universidade e diminuir as desigualdades sociais na hora de prestar o vestibular, contemplando, principalmente, os alunos em situação de vulnerabilidade social e econômica, além daqueles residentes em ramais de difícil acesso, ribeirinhos e com deficiência.

A gestora da EE Isaías Vasconcelos, Francimary Macedo, destacou as diversas realidades dos estudantes residentes em Iranduba e contou que o projeto se tornou necessário para oferecer esse auxílio aos estudantes.

“Em Iranduba, nós temos a realidade de estradas e ramais de difícil acesso. Então, é muito difícil para esses alunos conseguirem sair para vir fazer uma prova em Manaus. Esse projeto consiste não só em fazer a inscrição, mas como incentivar e dar suporte em todos os sentidos, para que esses alunos possam efetivamente se preparar e chegar até o local da prova, que estejam bem alimentados e retornem ao município  em segurança”, explicou a gestora.

A caminho da universidade

O processo do projeto inicia no momento da inscrição no PSC. Os profissionais das escolas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Iranduba, verificaram a regularização do Número de Identificação Social (NIS) dos estudantes. 

Na EE Isaías Vasconcelos, a equipe escolar conseguiu a isenção da taxa de inscrição do PSC para todos os alunos da 2ª e 3ª série, que prestaram o vestibular.

Da inscrição, o próximo passo foi o transporte para fazer a prova. Com apoio da prefeitura, foram disponibilizadas vans e ônibus. Em parceria com a Comissão Permanente para Vestibulares (Comvest), os alunos foram agrupados em escolas de Manaus mais próximas à Ponte Rio Negro, para facilitar a logística do transporte.

Professores, gestores, pedagogos, entre outros profissionais da educação,  acompanharam os estudantes durante todo o processo. Desde a saída de Iranduba, onde eles receberam café da manhã e kits de lanche para a hora do vestibular, durante a passagem pelo posto de conferência, até o local de prova. Os educadores aguardaram a saída de todos para retornar ao município. 

Luciane Ferreira, mãe da aluna Gabryelle Sanches, da 2ª série do Ensino Médio, falou sobre a iniciativa da EE Isaías Vasconcelos e como foi importante para a filha dela. Luciane ressaltou que, em outros anos, muitos alunos deixaram de fazer a prova porque as famílias não tinham condições de pagar a taxa de inscrição e nem de arcar com os custos do deslocamento para Manaus. 

“É muito importante a escola se preocupar com o futuro das crianças. Comunicaram a minha filha que iria ter condução escolar para levar os alunos até o local da prova e, quando fui deixá-la na escola para ela ir fazer a prova, eu me senti mais segura, pois sabia que ela ia com pessoas responsáveis”, contou Luciane.

EE Isaías Vasconcelos

Além das provas de vestibular, este ano, a EE Isaías Vasconcelos foi destaques também em competições nacionais, como: menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), três alunos finalistas na Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenicit/2023), três estudantes finalistas na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec) e 45 medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, sendo 11 de ouro, 32 de prata e 2 de bronze.

A escola também medalhou em competições como os Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e agora integrará a equipe que representará o estado do Amazonas nos Jogos da Juventude 2023.

O próximo desafio é a Mostra Brasileira de Foguetes (MobFog),  onde a escola irá para o Rio de Janeiro, com uma equipe de três estudantes e uma professora competir, no período de 14 a 17 de agosto.

FOTOS: Divulgação/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto