Escola Estadual Oswaldo Pessoa promove Semana da Computação 2015

Paraíba

13.10.2015

A Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Prefeito Oswaldo Pessoa promove, de 13 a 16 de outubro, a Semana da Computação (Semac 2015). Trata-se de um evento tecnológico cujo objetivo é complementar a formação profissional e acadêmica dos alunos da escola e de outras instituições de ensino de nível técnico da região. O evento conta com a participação direta de aproximadamente 800 participantes.

Na programação do evento estão temas e conteúdo ligados à tecnologia da informação, incluindo palestras técnicas, minicursos, painéis, maratonas de programação, processos seletivos, workshops e painel com ex­alunos, que já ingressaram no mercado de trabalho ou na universidade. Também acontecerão mesas redondas com diversos temas relacionados ao mundo geek, campeonatos de videogames e diversas atividades que envolvem a tecnologia.

O objetivo geral do evento é compartilhar conhecimento, informações e ampliar os horizontes dos estudantes participantes com o que eles geralmente não têm chance de ver na sala de aula. Os minicursos e palestras foram escolhidos após uma vasta pesquisa, baseada em critérios como o futuro da tecnologia, a aceitação por parte de desenvolvedores e mercado, assim como a expectativas dos futuros participantes.

As principais atividades que acontecerão no evento serão: palestras (Auditório Principal); workshops e minicursos (Laboratórios de Informática I); mesas redondas e oficinas (Sala de Vídeo); zona expo (Pátio Central); maratona de programação (Sala de Aula 02 Bloco B); maratona de robótica (Laboratório de Robótica I); show makers (Pátio Principal); game space (Sala de Aula 03 Bloco B); campeonatos de videogame (Laboratório de Informática II) e cosplayers (Pátio Central).

No ano de 2015 a Semac terá como tema principal a “Inclusão Digital”​. “Queremos democratizar o acesso à tecnologia e para isso estamos proporcionando aos visitantes a oportunidade de experimentar algumas maravilhas do mundo da informática e da internet e seu potencial como instrumento de desenvolvimento”, explicou o aluno Caio Magno Sousa Burity, organizador do evento.

Salas especiais - Dentro deste tema um dos homenageados é o matemático e filósofo Pitágoras. “Números e conhecimentos se fundem e fazem dos desenvolvedores profissionais únicos com conhecimento suficiente para superar desafios indescritíveis. Desde que Gutemberg criou a prensa móvel e jornais e revistas foram criados, a curiosidade de saber o que está acontecendo no mundo e com todo mundo é algo que nos move até os dias de hoje”, contou Caio Magno, ressaltando que as redes sociais potencializaram tudo isso, permitindo interação entre pessoas e informações, dando velocidade ao compartilhamento de opiniões, gerando “trending topics”, “posts” e “hashtags” sobre os mais variados assuntos. Por isso, a sala Gutenberg abrigará os temas: Mídias Sociais e Blogs.

“A mesma paixão que moveu Galileu Galilei a modificar um telescópio refrator e descobrir as montanhas da Lua, os anéis de Saturno e as estrelas da Via Láctea ainda pode ser encontrada em muitos. A comunidade brasileira de Software Livre é uma das mais importantes e ativas do mundo e estará em um espaço exclusivo: a Sala Sócrates, uma homenagem ao filósofo ateniense que defendia com orgulho e sabedoria seus ideais”, explicou o organizador.

Nesta sala serão realizadas atividades relacionadas ao software livre, ao código aberto, à plataforma mobile, ao desenvolvimento de sites, à rádio livre e à neutralidade da rede. “Este será um lugar onde os participantes terão a oportunidade de conhecer o melhor caminho para se tornar um agente das transformações tecnológicas atuais”, contou Caio Magno.

O olhar refinado, a busca pelo enquadramento perfeito, a tênue linha entre emoção, inspiração e transpiração: Michelangelo, uma das personalidades mais criativas da história da arte, será homenageado na sala multidisciplinar da Semac. “Seja através do design, da fotografia, do vídeo ou da música, este será um espaço de encantamento e dasafios. Aqui, os alunos poderão brincar com a animação, aprender novas técnicas de design, debater os rumos das plataformas musicais, editar imagens, conversar sobre a ‘instagramização’ da vida, entre outros desafios”, explicou o organizador.

Na sala Arquimedes, os participantes terão diversas atividades relacionadas com os temas mais atuais sobre segurança e redes. Palestras, debates e oficinas sobre a evolução destas tecnologias e o modo como interagimos com elas. A Sala Stadium será o lugar exclusivamente voltado para os “gamers”. Lá será possível jogar os últimos lançamentos, participar de campeonatos e ainda ficar por dentro dos temas mais relevantes. No palco Hypatia estarão reunidos vários talentos para ajudar os integrantes da Semac a deslanchar suas start­ups. “Aqui teremos espaço para os que ainda não têm nada além de uma boa ideia e também para os que já estão despontando como o próximo grande empreendedor brasileiro”, finalizou o aluno.´

http://paraiba.pb.gov.br/escola-estadual-oswaldo-pessoa-promove-semana-da-computacao-2015/