Escola Estadual Padre Leon Gregório é primeiro lugar nacional no concurso cultural Aula Digital

Sergipe

17.01.2023

Das vinte escolas do Brasil classificadas para o Concurso Cultural Aula Digital, a Escola Estadual Padre Leon Gregório, de Nossa Senhora da Glória, foi a campeã nacional. Promovido pela Fundação Telefônica, o concurso tem como objetivo incorporar a inovação nas escolas por meio de tecnologias e de novas metodologias de ensino e aprendizagem, pautados em quatro frentes: formação de professores, acompanhamento presencial e remoto às escolas, oferta de conteúdos pedagógicos digitais e entrega de equipamentos (Kit Tecnológico) para os educadores.

Localizada no Alto Sertão Sergipano, a Leon Gregório receberá como prêmio kits de atividade física contendo bolas de diversas modalidades esportivas, redes, cones, argolas, escadas e colchonetes; caixa de som com microfone e fones de ouvido. “Vai além da premiação. É um reconhecimento da instituição, dos professores, dos alunos. Utilizar os tablets em sala de aula é um momento mágico. É uma forma de oportunizar ao aluno ter o acesso às tecnologias. O primeiro contato com o tablet é uma aula inclusiva”, disse Gláucia Pamela, diretora da Escola Estadual Padre Leon.

A diretora explica que, para conseguir o primeiro lugar no concurso, houve, primeiramente, a adesão dos professores ao utilizar os recursos digitais disponibilizados nas maletas/mochilas ProFuturo, doadas pelo projeto social Aula Digital. “O professor Carlos Afonso nos apoiou muito na utilização dos equipamentos. Montamos um planejamento do uso dos tablets e tivemos a adesão dos alunos. É um momento mágico para eles”, afirma, ao analisar que os equipamentos potencializam as competências e habilidades digitais dos estudantes.

Na Padre Leon Gregório são 582 alunos matriculados no Fundamental Menor – do 1º ao 5º ano. São utilizados 30 tabletes dentro do planejamento das turmas. De acordo com o professor Carlos Afonso, a utilização dos tablets é uma inovação para a educação, facilitando o aprendizado. “As crianças se sentem estimuladas em seus estudos. Quanto à premiação, vejo-a como o reconhecimento pelo trabalho e dedicação da Escola ao ensino digital para nossa comunidade escolar”, destacou.

O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, comemora a conquista da unidade da Rede Estadual. “Parabéns a todos os alunos, professores, colaboradores e a comunidade escolar por esta vitória. A união faz a força para alcançar os objetivos e fortalecer a escola pública. Parabéns a todos que fazem a Escola Padre Leon Gregório por fomentar a inserção das novas metodologias para agregar e engajar para que o ensino avance”, destacou o gestor.