Tocantins
20.08.2025A Escola Estadual Fé e Alegria Paroquial Bernardo Sayão de Gurupi, recebeu o projeto Arte Para Todos, com ações realizadas entre os dias 11 e 18 de agosto. A ação está na 11ª Edição do Projeto Arte Pra Todos, contemplada pelo Edital PNAB Tocantins 2024, e traz o a história de Gurupi e alunos transformam os muros da primeira escola do município através de uma oficina de muralismo.
Esta edição do projeto contemplou a região Sul, na categoria Arte Educação, com a construção da arte em mais de 40 metros quadrados, realizada com base em pesquisa da história da cidade, entrevistas com antigos moradores e elementos ainda hoje presentes da flora e fauna da região. O objetivo principal é que os alunos e a comunidade, relembrem o passado para que possam construir um presente e futuros mais fortes.
Cores, cultura e identidade fazem parte das ações coletivas, que já foram desenvolvidas em outra unidade escolar do Estado. Conforme a idealizadora do projeto, Fabiana Correa, as ações do projeto estão sendo muito bem aceitas pelas comunidades escolares. “Eu vejo claramente os benefícios e vantagens da arte nos mais diversos espaços. Poder ensinar sobre isso para jovens estudantes e levar a arte para os muros da cidade onde eu moro, apresentando arte para a comunidade é uma grande alegria. Graças a parcerias com empresas privadas ou editais como esse, é possível expandir um projeto que antes era só uma ideia”, pontuou.
Segundo Marilucy Oliveira, Professora de Projeto de Vida na escola e que acompanhou os alunos na atividade: “Esse projeto promoveu o protagonismo estudantil permitindo que cada estudante se tornasse um agente ativo na construção do conhecimento, conectando passado, presente e futuro através da arte”, destacou.
Além de um mural que toda a comunidade tem acesso, a ação gera maior senso de pertencimento dos alunos ao ambiente escolar e possibilita que eles construam não só arte, mas desenvolvam novas habilidades, paciência, trabalho em equipe e até mais autoestima.
Os estudantes se envolveram bastante com as ações e comentaram de forma positiva, como afirma o estudante Yerick Gael Magalhães. “O projeto me fez desenvolver curiosidade sobre as artes”, finalizou.
Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa /Governo do Tocantins