Mato Grosso
10.12.2025
Laís Soares | Seduc-MT
A Escola Estadual de Tempo Integral Professor Antônio Epaminondas realizou, nesta semana, o encerramento das eletivas e do Projeto Integrador, componentes que fazem parte do princípio de integração curricular e são atividades inovadoras no processo de ensino-aprendizagem.
O projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade da educação e estimular a participação da comunidade escolar na elaboração do Projeto Político Pedagógico da escola, buscou articular visões de ser humano, escola, sociedade, ensino e aprendizagem e diversificar a formação dos estudantes.
As disciplinas eletivas oferecem aos estudantes um enriquecimento cultural, aprofundamento em áreas específicas e sensação de pertencimento ao ambiente escolar. Levando aos estudantes liberdade de escolha, elas também contribuem e complementar a formação integral.
De acordo com a diretora da escola, Selma Mariotti, o evento marcou a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo do semestre que, desta vez, voltaram-se para a temática antirracista. Segundo ela, o objetivo do evento foi de superar a fragmentação do conhecimento e vinculá-lo às práticas sociais e ao cotidiano.
Segundo Selma, os alunos produziram pinturas de personalidades negras históricas do Brasil e do mundo, esculturas de bonecas namoradeiras, lembrancinhas com bonecas negras e uma réplica do Quarto de Despejo, famosa obra da escritora Carolina Maria de Jesus.
“Práticas de educação antirracista e políticas afirmativas mostram-se essenciais para combater o racismo e outras formas de discriminação. A escola reafirma seu papel central na formação de cidadãos conscientes e na promoção de valores como o respeito e a valorização da diversidade”, completou a diretora.
Eletivas e Projeto Integrador
As disciplinas eletivas têm como objetivo diversificar, aprofundar e enriquecer a formação oferecida pela Base Nacional Comum Curricular, abordando temas de forma lúdica e prazerosa sem abrir mão do rigor pedagógico.
Seu principal propósito é desenvolver habilidades que complementam as das disciplinas tradicionais, contemplando diferentes aspectos do desenvolvimento dos estudantes nas dimensões pessoal, profissional e social.
Já o Projeto Integrador é uma atividade interdisciplinar que envolve integração de conhecimentos e habilidades em diferentes áreas da educação.