Escola Estadual Vale do Sol desenvolve projeto ‘Diretor formador’ em Palmas

Tocantins

03.09.2021

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

O projeto ‘Diretor Formador: a prática pedagógica em consonância com o acompanhamento dos índices escolares’, baseados no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins (Saeto) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi pensado e criado a partir da dificuldade dos professores e coordenadores pedagógicos no entendimento da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nas propostas do Documento Curricular do Novo Ensino Médio (DCNEM).

A iniciativa envolveu pais, alunos, equipe pedagógica da Escola Estadual Vale do Sol, em Palmas. Além de professores universitários, que em diferentes momentos contribuíram com atividades das oficinas de metodologias ativas, pedagogia invertida, gestão de sala de aula, estudo de indicadores nos planejamentos, reuniões de pais e mestres com estudo dos indicadores, acompanhamento individual com pais e alunos que apresentavam baixo rendimento e reunião com líderes de turma.

Por meio do relato de experiência, produzido pela professora Rosemary Tinoco, observou-se que os resultados foram favoráveis e que houve aprovação com índices de 80% a 91%, sendo os maiores índices no Novo Ensino Médio, baixa evasão na casa dos 3%, um olhar mais tecnológico, científico e empreendedor entre alunos e professores e um reconhecimento maior da comunidade com acréscimo de 30% de matrículas para 2020.

Este projeto foi um dos premiados pelo Selo ‘Quem Educa, Faz!’, iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), lançado no edital nº 001, publicado no Diário Oficial do Tocantins, sob o n° 5.360, de 17 de maio de 2019.

O Selo objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas, em forma de relatos de experiência, que descrevem as ações exitosas desenvolvidas nas instituições públicas de ensino que se destacaram nas distintas etapas da educação básica, em 2019.

Confira a metodologia e o estudo na íntegra através do link abaixo:

https://www.to.gov.br/seduc/noticias/escola-estadual-vale-do-sol-desenvolve-projeto-diretor-formador-em-palmas/47i3jkzzx4dt