Escola francisco domingues representa rede estadual na etapa nacional da olímpiada brasileira de geografia

Alagoas

30.11.2023

Ana Paula Lins / Ascom Seduc  Fotos: Ascom Seduc
 

A Escola Estadual Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia, vai representar a rede estadual de Alagoas na fase nacional da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). A unidade, que ganhou ouro na etapa estadual da OBG, agora se juntou ao Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Murici – e ao Colégio Contato, de Maceió, para compor a delegação alagoana na etapa nacional da OBG, que teve início nesta terça-feira (28) e prossegue até a próxima sexta-feira (1º de dezembro) em Campinas (SP).

 

A equipe medalhista de ouro da Escola Estadual Francisco Domingues teve o melhor desempenho na prova entre as escolas estaduais e, por isso, participa da etapa nacional.

 

“Nossa escola já tem tradição na Olimpíada Brasileira de Geografia, participando desde a primeira edição, em 2015. Durante esse período, conquistamos várias medalhas e, em 2022, a tão sonhada vaga para a etapa nacional da competição. Este ano, pela segunda vez seguida, representamos a rede estadual alagoana, e isso nos deixa cheios de orgulho, pois vemos que aquela sementinha plantada em 2015 está colhendo lindos frutos”, celebra o diretor Rafael Vieira.

 

Sensação similar à da professora Ana Paula Teodoro, que também está em Campinas com os estudantes. “Estou imensamente feliz por ver meus alunos da rede pública de ensino se destacando em cenário nacional e adquirindo experiências plurais que eles levarão para a vida toda", revela.

 

 

Já o estudante Rodrigo Pereira fala da importância de representar Alagoas e a rede estadual neste evento. “Estou muito feliz de estar na etapa nacional da OBG, pois sempre gostei de inovação. Cada questão da prova nos mostra um novo mundo e amplia nossos conhecimentos. Ter ganho o ouro foi gratificante e estar aqui representando Limoeiro de Anadia e a Escola Francisco Domingues é uma honra”, declara.

 

A OBG

A OBG é voltada para estudantes do 9º ano de escolas públicas e privadas, e cada equipe é composta por três estudantes e um/a professor/a orientador/a. Alagoas teve 233 equipes inscritas e, dentre estas, 119 premiadas – 23 com ouro, 35 com prata e 61 com bronze.

 

Pela rede estadual, 19 equipes foram premiadas. Dentre estas, 2 foram ouro – as escolas estaduais Francisco Domingues, de Limoeiro de Anadia e Judith Nascimento, de Messias-; 7 foram prata – com alunos da Escola Estadual Francisco Domingues e do Colégio Tiradentes – Unidade Agreste; e 10 foram bronze - novamente a Escola Estadual Francisco Domingues e o Colégio Tiradentes Agreste, além das escolas estaduais Laura Chagas, de Santana do Ipanema; João Morais Cavalcante, de Rio Largo; Virgínio de Campos, de Maceió e Izaura Antônia de Lisboa, de Arapiraca.