Escola Franklin Olive Leite promove semana de oficinas criativas para estudantes em Pelotas

RS

20.10.2021

Na próxima segunda-feira (25), a Escola Estadual de Ensino Fundamental Franklin Olive Leite, de Pelotas, região de abrangência da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), inicia uma série de oficinas que integram o Programa Escolas Criativas, iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em parceria com a Secretaria da Educação do RS (Seduc). As atividades envolvem o reaproveitamento de materiais descartados, culinária e até a customização de roupas.

Para iniciar a semana, os alunos da turma do fundamental 2 participarão da oficina de criação de puffs a partir do reaproveitamento de pneus. O exercício será ministrado por dois ex-alunos e uma das professoras que coordenam o projeto Escolas Criativas na Franklin Olive. No decorrer da semana, haverá ainda um curso de culinária com estudantes do 3º e 5º ano. A responsável será a mãe de uma aluna que trabalha com confeitaria.

Visando inserir a comunidade no dia a dia da escola, serão abertas cinco vagas para que os pais ou responsáveis pelos estudantes possam participar das atividades. A professora Shana Borges Domingues, embaixadora do Escolas Criativas, acredita que as oficinas possam contribuir para o retorno dos alunos às atividades presenciais: “É um atrativo. Por ser algo fora da rotina, nossas crianças e jovens se interessam mais”, explicou.

“É importante que eles ampliem seus conhecimentos e coloquem a mão na massa. Depois da participação no Escola Criativas, começamos a obter muitos retornos positivos da comunidade escolar”, afirmou a professora Cleunice Einhardt, responsável por atividades de conscientização ambiental, como a reciclagem de materiais em desuso. Ela pondera ainda que, apesar do retorno gradual ao presencial, as atividades do Escolas Criativas estão sendo retomadas. Todos os trabalhos realizados pelos alunos serão exibidos em uma Mostra Cultural durante a semana.

Escolas Criativas do RS

Assim como a Franklin Olive, mais nove escolas da rede estadual integram o programa Escolas Criativas da RBAC, em parceria com a Seduc. A RBAC é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país. Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões online, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.