Escola Gabriel de Almeida Café celebra sucesso dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio

Amapá

23.02.2022

Na tradicional escola estadual Gabriel de Almeida Café, área central de Macapá, a manhã desta terça-feira, 22, foi de festa e alegria para a comunidade escolar. A instituição promoveu um encontro entre os estudantes da 3ª série do ensino médio para celebrar o sucesso deles na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021. Os alunos conquistaram notas de até 980 pontos. Além de comemorar, o momento serviu para que professores e estudantes pudessem avaliar todo o processo que os levou até ali.

Considerada a mais temida dentre as competências que o ENEM exige, a prova de redação sempre deixa estudantes e professores preocupados em estar o mais preparado possível no momento do exame. Pensando nisso, a professora Ronilda Balieiro, que ensina Língua Portuguesa, Literatura e Redação na Gabriel de Almeida Café, traçou numa estratégia que tivesse constância e fosse efetiva no processo de construção de texto.

“A minha estratégia enquanto professora deles foi de ensinar parte por parte de uma redação. Primeiro começamos pela introdução e só quando todos sabiam de fato introduzir um texto, que passávamos para a etapa seguinte e assim por diante”, explicou a professora.

Para a estudante Annye Gabrielly Carmo, que fez 980 pontos, a maior média da escola na prova, o momento foi de emoção e também de refletir sobre o esforço individual nos próprios objetivos.

“Não acho que meu desempenho foi total. De zero a dez eu me dou oito. Quando vi a nota fiquei bastante emocionada, me faz pensar aonde posso chegar se meu esforço for integral”, analisou a estudante.

A Secretária de Educação, Goreth Sousa, esteve pessoalmente na escola para parabenizar cada estudante e professor que foi responsável por esse momento de celebração. Segundo ela, o Governo do Amapá trabalha para que cada vez mais os resultados positivos sejam superiores diante das dificuldades.

“Sabemos que não é uma caminhada fácil e que as condições ideais não existem, mas o resultado de vocês só nos deixa mais confiante em seguir trabalhando para melhorar a educação do nosso Estado”, ratificou a secretária.

Por: Bárbara Ribeiro