Escola Militar e Juizado Ambiental fazem plantio em Parque de Várzea Grande

Mato Grosso

13.05.2022

Alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Militar Tiradentes Tenente Coronel PM Louirson Rodrigues Benevides, de Várzea Grande, promoveram o plantio de mudas de árvores do cerrado no Parque Municipal Bernardo Berneck, no bairro Jardim Paula I, na Cidade Industrial na manhã desta quarta-feira (04).

Antes, na unidade de ensino, eles ouviram as palestras da engenheira florestal do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), Rosiani Mendes Carnaíba e de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (Semmadrs/VG) sobre conscientização ambiental.

O Juvam Cuiabá também promoveu a distribuição de mudas de árvores frutíferas para os estudantes. “Fomos convidados e não poderíamos deixar de participar dessa atividade que é uma oportunidade de ampliarmos a conscientização da população. Além da palestra sobre arborização promovemos o plantio simbólico na escola, de espécie em vaso e distribuição de 140 mudas”, afirmou Rosiani.

As atividades fazem parte do projeto da escola Tiradentes que concorre na Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, a “Restaura Natureza”, promovida pela rede WWF desde 2007 e consiste em realizar ações relacionadas à restauração de ecossistemas, que vão de plantio, uso de tecnologia a campanhas de engajamento social.

“A ideia de participar da Olimpíada surgiu com a professora de Ciências da Natureza. Ela descobriu na internet essa competição nacional que despertou o interesse da garotada e que ao mesmo tempo deixa um legado para a escola. Até o momento, em Mato Grosso, apenas a nossa escola militar de Várzea Grande participa da competição com as escolas de outros estados”, contou o professor de Geografia e coautor do projeto, Plínio Costa.

A professora de Ciências da Natureza, Ildegarda Magalhães, que teve a iniciativa de inscrever os alunos da competição nacional, explica que a Restaura Natureza é uma competição colaborativa escolar do WWF-Brasil alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). “Essa olimpíada é voltada para estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Aqui na escola eu apresentei a proposta para as quatro turmas do 7º Ano, e 23 alunos se mostraram interessados em participar. Iríamos fazer o plantio das mudas na própria escola, mas como há um projeto de reformar a unidade, os participantes optaram por realizar o plantio no Parque Berneck”, contextualizou.

A professora revela que a Restaura Natureza coloca a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência com hábitos sustentáveis, e reconhece a comunidade escolar como local de desenvolvimento de estilos sustentáveis de vida e para que a ideia saísse do papel, precisou buscar parcerias. “Para esta atividade conseguimos o apoio de uma empresária que doou o lanche para os alunos terem um dia especial, o governo do Estado que abraçou a ideia, a Secretária de Meio Ambiente do Estado e da prefeitura de Várzea Grande. Mas nada seria possível sem o Juvam, que foi quem nos doou as mudas”, enfatizou Ildegarda.

A gerente de Educação Ambiental de Várzea Grande, Adriana Alves, avaliou a parceria com o Juvam de suma importância para mais essa ação na Cidade Industrial. "O Juvam tem sido o nosso grande parceiro no fornecimento de mudas, já que o município tem dificuldades de consegui-las, e ainda promove a palestra de educação ambiental. Os alunos aprendem sobre preservação, o que é arborização, qual que é a importância do plantio e da conservação das árvores. Eles acabam sendo multiplicadores do conhecimento, levando para casa o que aprendem aqui”.

Texto de Rui Matos com Assessoria do Tribunal de Justiça