Escola Pedro Nepomuceno amplia oferta de ensino integral em Delmiro Gouveia

Alagoas

23.05.2023

O segundo dia do Governo Trabalhando no Alto Sertão alagoano trouxe mais uma boa notícia na área educacional, com a entrega da reforma da Escola Estadual Pedro Nepomuceno, neste último sábado (20).

Localizada no povoado Barragem Leste, em Delmiro Gouveia, na divisa entre Alagoas, Pernambuco e Bahia, a escola beneficia estudantes que, até então, precisavam se deslocar até a cidade de Paulo Afonso (BA) para estudar. Além disso, amplia a oferta de ensino integral no município.

Totalizando um investimento de R$ 4,3 milhões, a escola conta com 12 salas e tem capacidade para atender até 390 estudantes na modalidade de ensino integral. 

Com um prédio equipado, os estudantes sertanejos têm à disposição laboratórios, auditório, biblioteca, sala de grêmios e muito mais. Além disso, a escola vai receber um ginásio poliesportivo e campo society. As obras estão em estágio avançado e devem ser concluídas em até 60 dias.

Esta é a terceira unidade de ensino integral da rede estadual em Delmiro Gouveia. Já funcionavam neste formato as escolas estaduais Watson Clementino de Gusmão Silva e Luiz Augusto de Azevedo Menezes. 

Obras não param 

Neste dia festivo, a comunidade escolar foi recepcionada com uma apresentação musical da Orquestra Sinfônica de Piranhas e uma apresentação artística de dança promovida pelos estudantes da nova unidade de ensino. 

O governador Paulo Dantas frisou que a escola põe fim a uma espera de 50 anos da comunidade da Barragem Leste e anunciou mais investimentos na região. 

“Essa obra é um sonho antigo da Barragem Leste e de Delmiro Gouveia. Tenho certeza que esta região vai se desenvolver ainda mais, pois temos projetos arrojados que incluem a construção de um Centro de Convenções, rodovias pelo Programa Alagoas de Ponta a Ponta, além de uma faculdade de Medicina, que oportunizará não só que jovens se formem nesta área, mas, também, vai gerar empregos”, falou o governador que, posteriormente, seguiu para o município de Chã Preta para entrega da 36ª Creche e de uma rodovia na região. 

O secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão, destacou a qualidade da infraestrutura da escola e lembrou que o espaço atende aos padrões de acessibilidade. “Estamos entregando um espaço acolhedor e confortável, que permitirá aos nossos jovens ter uma educação de qualidade e se prepararem melhor para o Enem. Acabamos de licitar outras 25 escolas iguais a esta e que serão construídas em cada canto do nosso estado”, informou Beltrão. “As obras não param. São 52 escolas sendo reformadas e outras 16 em construção”, complementou o secretário. 

Sonho concretizado 

Para a comunidade da Barragem Leste, a escola representa o fim das dificuldades enfrentadas pelos jovens para estudar. Até pouco tempo, eles precisavam se deslocar até Paulo Afonso (BA) para cursarem o ensino médio. Chegar a outras escolas de Delmiro Gouveia também não era tarefa fácil.

Era o caso da estudante Keren Vieira Silva, aluna da 2ª série do ensino médio. Moradora do Assentamento Bezerra, localizado entre o povoado de Sinimbu e a Barragem Leste, ela levava quase uma hora para chegar à sua antiga escola. 

“Eu era uma das primeiras alunas a ser pega pelo transporte escolar. Estudava à tarde e tinha que sair de casa às 11h30. Quando chegava na escola já estava cansada devido ao longo percurso que havia enfrentado. A construção da Escola Pedro Nepomuceno foi uma conquista enorme para todos os povoados aqui da região. Hoje, estudo no horário da manhã e, no máximo, gasto 20 minutos para chegar”, comemora a jovem de 16 anos. 

Com uma trajetória de 28 anos dedicados à Educação, o diretor Jeocondes Barbosa não escondia a emoção. “Esta escola é uma reivindicação antiga da comunidade. Os jovens precisavam ir para outro estado para cursar o ensino médio, pois o Centro de Delmiro é distante para eles. Autoridades e a população em geral lutaram muito para que esse sonho se tornasse realidade. E hoje temos uma escola de 12 salas. No momento, são três turmas de 1ª e 2ª série de ensino médio, mas temos capacidade atender ainda mais pessoas”, conta Jeocondes, que já foi gerente regional de Educação (biênio 2017-2019

 

Joyce Andréa, sob Supervisão