Escola Professora Sueli Rodrigues da Silva é inaugurada em complexo prisional de Charqueadas

RS

30.09.2021

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, inaugurou, em ato solene, na manhã desta quarta-feira, 29 de setembro, o novo Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Cultura Popular (NEEJA) da Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ). Batizada com o nome da professora Sueli Rodrigues da Silva, em reconhecimento ao seu trabalho realizado junto aos detentos, a escola de Charqueadas possui sete salas de aulas e irá atender 110 alunos. A iniciativa é realizada de forma conjunta com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e com a Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“Todas as escolas são importantes, mas ter escolas que trabalhem diretamente com a população em vulnerabilidade social é algo muito especial. Estas instituições, como os NEEJAs, são transformadoras de vidas. Eu parabenizo a todos por esta grande iniciativa”, destaca a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, conforme ela, o que faz a diferença na vida das pessoas são as oportunidades que elas têm.

“Nós somos resultado do repertório intelectual e cultural que nós construímos ao longo da nossa vida. O nível socioeconômico das famílias é quase que determinante neste processo. Portanto, nós, educadores, é que temos que oferecer estas possibilidades e a estrutura necessária para os alunos se desenvolverem”, reitera.

A diretora da Escola Professora Sueli Rodrigues da Silva, Isabel Sicilia Ferreira, relembra o legado de amor e compreensão que a sua ex-colega, já falecida, tinha por todos.

“A criação de um NEEJA específico para atender a casa prisional é a concretização de um sonho de todos que aqui trabalham. Levar uma instituição de ensino com o nome dela é uma grande responsabilidade para todos nós. A educação é o princípio de qualquer transformação e ficamos emocionados ao ver o brilho nos olhos de nossos alunos que buscam a ressocialização”, afirma.

O diretor da Penitenciária Estadual Jacuí, major Fabiano Dorneles, enaltece o trabalho da Brigada Militar e dos professores que atuam na unidade prisional para ressocialização dos estudantes.

“ Este evento é um marco na história da penitenciária. Nós tínhamos algumas salas dentro do presídio. Agora, nós temos uma escola completa com um atendimento e uma estrutura fenomenal. Parabéns a todos os envolvidos”, ressalta.

O professor Cristiano Rodrigues da Silva é filho da professora Sueli Rodrigues da Silva. Ele esteve presente no ato solene e recebeu as homenagens dedicadas à sua mãe. Bastante emocionado, ele sintetizou o momento:

“Seu amor e dedicação aos detentos do complexo de Charqueadas era tocante. E mesmo estando com idade e tempo de serviço para se aposentar ela insistia em seguir trabalhando. O que mais dizer de minha mãe? Só me resta dizer que é uma emoção muito forte e eu agradeço a todos por se lembrarem dela para iniciar esse lindo trabalho”, relata.

Presenças

Durante o ato solene, estiveram presentes os seguintes representantes: a diretora adjunta do Departamento Pedagógico da Seduc, Natália Borges; o coordenador de políticas específicas do Departamento Pedagógico, Rodrigo Venzon; o superintendente dos Serviços Penitenciários, José Giovani Rodrigues; a coordenadora pedagógica da 12ª CRE, Anajara Sampaio; o delegado penitenciário da 9ª DPR, Paulo Ricardo Hennes; o diretor do Departamento de Tratamento Penal, Cristian Colovini; a coordenadora da Divisão de Educação Prisional, Ana Luísa Dreher; o chefe do Estado Maior da Brigada Militar, Rogério Stumpf; o sub-diretor da Penintenciária Estadual Jacuí, Joaquim Omarati; o chefe de governo do município de Charqueadas, Jorge Luiz Taquatiá; a chefe de gabinete do município de Charqueadas, Taís dos Santos Costa; a secretária Municipal de Educação de Charqueadas, Sílvia Ávila; o delegado de polícia de Charqueadas, Marco Aurélio Schalmes; além de demais representantes e professores.