Escola recebe ação de prevenção à violência e às drogas

Distrito Federal

21.02.2020

Iniciativa busca conscientizar jovens sobre respeito ao próximo no Carnaval

O Centro de Ensino Médio 01 do Paranoá recebeu, nesta quarta-feira (19/2), a ação “Carnaval na Moral”, desenvolvida pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). A iniciativa visa conscientizar jovens sobre o respeito ao próximo, a lei de importunação sexual, a rede de apoio em caso de violência e as consequências do uso indevido e excessivo de drogas lícitas e ilícitas no Carnaval.

A proposta é fruto de uma parceria do Programa “Drogas: Prevenção e Ação”, da Subsecretaria de Enfrentamento às Drogas (Subed) e do Programa “Pró Vítima”, da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (SUBAV), ambos da Sejus. As ações se dão em parceria com a Secretaria de Educação.

No local aconteceu o lançamento da peça teatral “Conto que não é de Fadas”, que trata da realidade do envolvimento de jovens com alguns tipos de drogas e diversos tipos de violências. Participou da ação o grupo de teatro Ministério Atos, do Paranoá.

Aproveitando os exemplos dados na história contada pelo grupo de teatro, uma equipe da Sejus apresentou os comportamentos de uma pessoa que demonstram perigo e que podem anteceder situações de violência moral, física e sexual. Abordou também os cuidados para que os jovens não sejam vítimas de tráfico de pessoas. E, ainda, a possibilidade de buscar ajuda no Pró-Vítima, caso seja vítima de violência.

O grupo finalizou conscientizando os estudantes sobre as diversas consequências e os prejuízos à saúde das pessoas pelo uso excessivo de substâncias psicoativas.

Além da mensagem verbal, para garantir uma linguagem acessível e significativa às festividades do Carnaval, foi passado para os alunos uma paródia de uma das músicas mais tocadas na atualidade e amplamente conhecida pelos jovens: “Some que ele vem atrás”, das cantoras Anitta e Marília Mendonça.

Mariana Fernandes, Supervisora Pedagógica da Escola considerou muito importante o trabalho realizado com os alunos do primeiro ano, pois esta é a fase onde os jovens de diferentes unidades escolares se encontram e começam a experimentar ambientes novos e, em alguns casos, nada favoráveis à vida. “Nossa tentativa, além da conscientização e prevenção é diminuir as evasões escolares, tão recorrentes aos alunos de Ensino Médio “, afirmou.

A Sejus disponibiliza os seguintes contatos para denúncias e orientações:

Disque 2104.4289 para o Pró-Vítima; Disque 100 e 180 para denúncias e Disque 2104 4293, para orientações sobre acolhimento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas.

⇒ Acesse aqui a letra da paródia 

⇒ Ouça aqui

⇒ Veja o vídeo

Com informações da Sejus