Escola inova e inaugura Galeria Lado 8

Sergipe

13.07.2022

Os alunos do Centro de Excelência Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, agora têm um novo espaço para dar vazão à sua criatividade artística. Em um local onde antes era a biblioteca, foi implantada a galeria “Lado 8”, um lugar onde os estudantes podem expor as suas obras de arte. A primeira exposição teve início em 4 de junho e ainda está disponível para toda a comunidade escolar visitar. A iniciativa é da professora de Arte, Renata Carvalho, que, desde que começou a lecionar no centro de excelência, percebeu uma grande quantidade de alunos com potencial para pintura, música, desenho, entre outras formas de arte. 

Ela conta que teve a ideia de fazer a galeria de arte, mas a princípio não havia um espaço específico. Neste ano, como a biblioteca foi reformada e os livros foram para um outro espaço, ela conversou com a equipe gestora da unidade de ensino, que concordou em transformar o local no espaço para a galeria de arte. Segundo a professora, o nome “Lado 8” vem da simbologia deste número, que também significa o infinito, “pelas infinitas formas de ser, estar e criar”.

Esta é a primeira exposição, intitulada Composições Identitárias. Na galeria, os alunos das turmas do 1º ano expõem seus desenhos e pinturas que retratam o que eles gostam, como se veem e de identificam. Para as pinturas, eles utilizaram materiais artísticos alternativos, desde a tinta até o algodão, palito, corda, plástico, tampinhas etc. Estudantes de toda as séries constantemente passam lá para contemplar as obras. 

 

“A escola tem de ter essa responsabilidade. Temos um número muito grande de alunos e, depois da pandemia, percebi um problema muito forte em relação à autoestima. Então dar a importância ao que os alunos produzem é de grande relevância. A arte humaniza, aumenta a autoestima e faz com que outros alunos despertem o interesse nessa área e se sintam estimulados a produzirem e mostrarem. Além de potencializar a produção dos alunos, a gente acaba criando plateias”, explicou a professora Renata Carvalho.

Empatia

Para muitos alunos, ter um local para expor suas obras e conhecer as dos colegas é uma maneira de sentir o que o outro está passando e ter mais empatia. Karine Santiago Almeida, do 3º ano, é uma das que de vez em quando passa lá para verificar. “Achei incrível porque muitos alunos estão tendo a oportunidade de exporem as suas artes. É importante ver que eles estão se expressando por meio da linguagem artística, e a qualidade é muito boa, cada um tem seu jeito de demonstrar o que está sentindo”, disse.

Já Maria Isadora, do 1º ano, produziu um dos desenhos que estão expostos. “Aqui é um lugar que mostra o universo que cada um carrega em si. E é também um momento de lazer, pois cada aluno vem aqui e enxerga um pouco do outro. A gente vive sobrecarregado e muitos não prestam atenção ao que o outro está sentindo ou passando. Quando a gente vem aqui, vê quanta coisa existe dentro de cada um, como é o universo interior de cada pessoa”, declarou. A aluna Evillyn Victoria, do 1º ano, também elogiou a iniciativa. “O Abelardo Romero é uma escola de ensino médio em tempo integral. Nós passamos o dia todo aqui, é bastante cansativo. Então a gente precisa de um local para se sentir bem e descansar. Essa galeria de arte é um lugar bem calmo, onde a gente pode repousar, olhar um pouco as produções dos colegas. Aqui a gente se sente aconchegado”, afirmou.

Aislaine dos Santos, do 2º ano, também aprovou a ideia da galeria. “Essas artes são uma forma de desabafo dos alunos. Temos aqui na escola muitos colegas que cantam, dançam, escrevem poemaas e pintam. É muito bom a gente conseguir sentir o que  a pessoa quis trazer, o que ela está sentindo”, disse.