Escola Técnica de Arcoverde substitui papel por plataforma digital em provas e atividades

Pernambuco

20.06.2019

O conceito de sala de aula tradicional, com alunos de frente para um quadro e portando folhas de papel em cima da mesa, está mudando. Pelo menos é assim que tem acontecido na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, localizada em Arcoverde, no Sertão pernambucano. É que desde 2018 a instituição de ensino tem tentado - e conseguido - implementar o uso de plataformas digitais de uso gratuito na realização de atividades e provas. A iniciativa tem reduzido o custo da escola na compra de papel e, automaticamente, ajudado na preservação do meio ambiente.

A ideia surgiu através do professor Joaquim Santos, que ministra as disciplinas de Rede I e Rede II para os cursos de Logística e Redes. O docente garante que a plataforma, que permite produzir pesquisas de múltipla escolha, fazer questões discursivas, solicitar avaliações em escala numérica, entre outras coisas,tem facilitado tanto para professores, quanto para os alunos. “Utilizamos provas e exercícios completamente digitais. Isso enriquece bastante, porque auxilia na hora da elaboração dessas atividades, além de instigar mais os estudantes. Para nós, como professores, também facilita na correção das provas e na atribuição de pontos para cada questão”, explicou.

A gestora da ETE, Lúvia Bezerra, garante que a iniciativa já tem surtido efeito no financeiro e, principalmente, em um gasto muito menor de papel. Tanto que a escola tem organizado cursos e workshops para conseguir formar ainda mais professores e fazer com que o método seja aplicado em todas as aulas. “Progressivamente a gente tem mais professores aderindo à ferramenta. Tudo isso acarreta em uma redução de custos, economia financeira e contribuição para o meio ambiente. Essa também é uma forma de estimular os jovens, já que hoje todos são muito ligados à tecnologia, então ele sente mais prazer por estar produzindo através da ferramenta do que em um simples papel”, finalizou a gestora.

Vale destacar também que todo o trabalho da ETE Professor Francisco Jonas Feitosa Costa com essas ferramentas encaixa perfeitamente no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vem em este ano com a temática ‘Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável’, e será realizada em todo o país entre os dias 21 e 27 de outubro.