Escola Técnica Estadual Porto Digital apresenta 7º Projeto MANIFEST

Pernambuco

06.09.2019

A Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, localizada no Bairro do Recife, promoveu durante esta semana o Projeto MANIFEST, com foco nos 70 anos da declaração dos Direitos Humanos. Buscando tornar jovens mais conscientes do seu papel e dos seus deveres, a instituição desenvolveu subtemas para os alunos produzirem peças de artes plásticas, dança, música e teatro, fazendo o trabalho ultrapassar as barreiras da escola e ser apresentado também em outros ambientes.

Criada em 2007, a iniciativa busca incitar o aprendizado através de desafios aos jovens, obrigando-os a olhar as coisas por meio de uma nova perspectiva de aprendizagem, que vai além das formas tradicionais, como o quadro e a sala de aula. Por meio do projeto, a instituição educacional acredita que pode passar para os estudantes os quatro pilares da educação interdimensional: ser, fazer, aprender e conhecer. 

O projeto foi iniciado na última segunda-feira (2) com a exposição de 11 peças de artes plásticas voltadas para o tema. Elas ficam expostas até a esta sexta-feira (6) pelos corredores da escola. Além disso, na quinta (5), foi a vez das danças e peças teatrais entrarem em cena. Os estudantes apresentam suas criações no auditório da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM). Ainda nesta sexta, pela manhã, o cinema São Luís exibirá onze curtas metragem, enquanto na parte da tarde será a vez de os alunos apresentarem suas composições musicais no Museu Cais do Sertão. 

“É um projeto grande, que envolve toda a escola e fazemos sempre a cada dois anos. Ficamos muito felizes em ver como os estudantes se apropriam do tema, por isso é sempre um sucesso. Há dois anos realizamos as apresentações no Teatro Santa Isabel e foi maravilhoso. Agora conseguimos parceria com o Cinema São Luís e o Cais do Sertão, e também será muito especial. Toda essa movimentação estimula ainda mais os alunos e os motivam para o projeto, que acaba por desenvolver toda a ludicidade deles”, declarou o diretor da ETE Porto Digital, Marcos Morais.