Escola usa tecnologia como aliada às ações pedagógicas para mediar conhecimento entre estudantes

Inclusão Digital

01.09.2016

Abrão de Sousa / Governo do Tocantins

A Escola Estadual Joca Costa, localizada no município de Dianópolis, desenvolve o projeto Inclusão Digital, com a utilização de laptops. Ao todo, 178 estudantes realizam atividades escolares usando os aparelhos como ferramentas para a produção de diversos gêneros textuais na disciplina de Língua Portuguesa e, também, nas aulas de Matemática.

Além disso, usando a conectividade que os laptops oferecem, os estudantes discutem sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, compartilham experiências e concluem as atividades propostas pelos professores. Assim acontece a aquisição de habilidades voltadas para o domínio da escrita e leitura, bem como a formatação de textos.

Para a coordenadora de Projetos e Programas da escola, Lusineide Alves Trindade Rodrigues, o projeto de inclusão é uma ferramenta de desenvolvimento em vários aspectos para todos os estudantes envolvidos. “Foi feita uma pesquisa, pelos estudantes, sobre o patrimônio histórico de Dianópolis. A partir dela, os alunos produziram diversos gêneros textuais como poemas, dissertação, dentre outros. A tecnologia agiliza a realização de tarefas”, concluiu.

Matemática

Dentre as diversas atividades desenvolvidas na escola, uma muito interessante foi a Gincana da Matemática.  As ações desenvolvidas nela proporcionaram um ambiente de socialização agradável entre os participantes. O gosto pelos números, o desenvolvimento do raciocínio lógico, a contextualização de situações cotidianas fizeram parte do trabalho interativo.

As soluções de problemas por meio de cálculo mental, tendo como auxílio os laptops, ajudaram a desenvolver as habilidades matemáticas. Para tanto, foram realizadas atividades como desenho de formas geométricas, música e poemas matemáticos. Operações matemáticas foram desenvolvidas com a utilização do jogo Tux Math do laptop.

Aconteceram muitas descobertas com o desenvolvimento das atividades do Projeto Digital, tornando o aprendizado mais prazeroso.  A diretora da Escola, Sara Póvoa Magalhães Vieira, considera fundamental a utilização da tecnologia no ensino. “As crianças são desafiadas a usar, de forma interativa, o computador e isso ajuda a desenvolver novas habilidades”, concluiu.