Escola utiliza a criatividade para despertar nos alunos o interesse pela literatura

Tocantins

01.07.2022

Como forma de atrair a atenção dos estudantes para a vasta literatura brasileira, a equipe pedagógica e gestora da Escola Estadual Imaculada Conceição, localizada no povoado Mansinha, município de Rio Sono, promoveu o projeto Viajando no mundo da leitura. E durante o semestre letivo foram realizadas ações como leituras, reescritas de histórias, declamação de poesias, leitura coletiva e conversas sobre o universo literário. E para compartilhar essas atividades com a população, a escola realizou duas noites culturais, com a presença da comunidade.

Durante o semestre, foi trabalhado o estudo de obras de autores como José de Alencar, Monteiro Lobato e Graciliano Ramos. E como parte da programação nas noites culturais, alguns estudantes deram vida a personagens literários que foram estudados em sala de aula. 

A professora Maria Madalena Batista, coordenadora do projeto de leitura e da área de Linguagens, destacou o êxito da realização das atividades. “Percebemos que estamos no caminho certo, porque a leitura é a principal porta para o conhecimento. E essas ações representaram um diferencial para motivar os estudantes. A leitura funciona como facilitadora do processo de ensino e de aprendizagem e como meio de melhorar os resultados do rendimento escolar, como também, a qualidade de vida das pessoas da comunidade”, ressaltou a educadora Madalena. 

A professora Andreia Viera, de Língua Portuguesa, ressaltou o interesse dos alunos em compartilhar o que aprenderam com a comunidade. “Estou muito satisfeita com o resultado que estamos alcançando”, frisou.

O objetivo do projeto Viajando no mundo da leitura é incentivar e estimular o gosto pelos livros e suas escritas e pelos diversos gêneros literários, além de promover o acesso aos livros. 

Entre as ações realizadas estão: a preparação do cantinho da leitura, organização das fichas dos alunos, dramatizações, danças, palavras cruzadas e produção de exposição artística. 

A Escola Imaculada Conceição atende 115 estudantes e oferta o ensino fundamental do 4º ao 9º ano e o ensino médio. 

A estudante Mônica Alves Araújo, 15 anos, aluna da 1ª série do ensino médio destacou a sua participação. “Esse projeto nos motiva a ler mais e a buscar novos conhecimentos. A culminância das apresentações dos trabalhos realizados no arraial literário foi um momento especial, porque realizamos de forma conjunta com a Escola Municipal José de Anchieta e representou um momento de muita interação”, ressaltou Mônica. 

Ryan Sales Reis, 14 anos, aluno do 9º ano do ensino fundamental, comentou sobre o projeto de leitura. “Essas atividades nos ajudaram muito a ampliar a capacidade de raciocínio e estimular a criatividade. Gostamos da culminância das ações”, enfatizou.

Joselia de Lima/Governo do Estado